Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, o ano de 2020 foi de muita ação para o Núcleo Regional de Lins da ABPEducom. O grupo conseguiu se manter próximo da comunidade e tirou do papel projetos educomunicativos como a construção da Agência Jovem de Notícias de Lins (AJNL) e a criação do site NossaVoz. Em 2021, o trabalho da regional continua a todo vapor, com a publicação do Jornal dos Coletores de Material Reciclável do Bairro Bom Viver a partir de janeiro.

O jornal impresso é uma iniciativa de quatro coletores de materiais recicláveis e dois moradores do bairro Bom Viver, com o intuito de compartilhar vivências com outros profissionais da área e interagir com residentes da região. Além do apoio do Núcleo de Lins da ABPEducom, o projeto também conta com incentivo do Comitê Linense de Vigilância Ambiental em Saúde (Colvas). 

Os coletores participam de toda a produção do jornal, das entrevistas aos textos publicados. A primeira edição traz, por exemplo, o relato de um morador do bairro, que compartilhou o uso indevido de um terreno vazio como lixão há mais de 20 anos, por falta de conscientização da população local. O texto também estabelece diálogo com gestores públicos, oferecendo colaboração no planejamento de ações para dar uma utilidade adequada e sustentável ao local. 

Outro exemplo do caráter participativo e de protagonismo da publicação é a seção “Minha vida é uma história”, na qual os coletores escrevem sobre suas rotinas de trabalho, dão dicas sobre a separação correta de materiais recicláveis e falam sobre seus desejos, como a criação de uma cooperativa no bairro. Além dos profissionais de coleta, o jornal também recebe colaborações de participantes da Agência Jovem de Notícias de Lins, bem como abre espaço para que os leitores publiquem opiniões.

Programa de Saúde Planetária

As atividades educomunicativas da regional também têm transcendido os limites de Lins. Em fevereiro, o associado da ABPEducom Lucas Sulino foi escolhido para ser Embaixador Nacional de Saúde Planetária 2021. O programa foi criado pelo Grupo de Estudos em Saúde Planetária do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), visando formar uma rede de estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar e debater Saúde Planetária. O conceito é parte de um campo de pesquisa emergente, que busca compreender os impactos das ações humanas no meio ambiente e encontrar maneiras de revertê-los.

Sulino é formado em Serviço Social e atua como assessor técnico do Colvas, além de coordenar a AJNL. Como embaixador do programa, o jovem fica responsável pela construção de uma rede de Saúde Planetária que levará conscientização sobre o tema à população de Lins e da região de Bauru, realizará pesquisas e promoverá intersecções entre disciplinas da área da saúde e de mudanças ambientais.

Por meio da participação ativa na educação da comunidade e na criação de estratégias e soluções aos problemas ambientais, Sulino poderá exercer habilidades de protagonismo e desenvolver características de liderança e organização.

Imagem: reprodução Unisalesiano Lins

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]