Gestão 2022-2025

Conselho Consultivo Deliberativo

Compete ao CCD emitir pareceres técnicos ou científicos sobre as questões que lhe forem submetidas pela Diretoria Executiva, com vistas à definição de metas e programas que viabilizem a integração nacional dos associados da ABPEducom e sua participação na comunidade científica brasileira e internacional.

Ariane Porto Costa Rimoli

Ariane Porto Costa Rimoli

Escritora, cineasta, roteirista, produziu e dirigiu curtas, médias e longas metragens para cinema, além de séries televisivas. Produtora e Diretora de teatro, cinema e televisão, atuando desde os anos 80, já produziu e dirigiu mais de 30 espetáculos teatrais e ganhou vários prêmios. Com graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela UNICAMP, mestrado em Artes Cênicas e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo, pós doutorado em Comunicações e Artes na ECA - USP. Professora do Instituto de Artes da UNICAMP. Professora convidada da Especialização em Educomunicação da ECA/USP.
Claudia Herte de Moraes

Claudia Herte de Moraes

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), jornalista e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Realizou MBA em Gestão das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação na PUCRS. É professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no campus de Frederico Westphalen/RS. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, principalmente nas temáticas ambientais, das mudanças climáticas e em projetos educomunicativos.
Joelita Rocha

Joelita Rocha

Tecnóloga em Processamento de Dados, especialista (MBA) e pós-graduanda em Gestão de Políticas de Assistência Social pela Unilins. Idealizadora do Projeto Educom Idiomas Comunitário - Inglês e Italiano. Colaborou com a elaboração do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo (PEEDHSP).
Rafael Gué Martini

Rafael Gué Martini

Jornalista pela Unisinos. Mestre em Educação pela Udesc. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, em Portugal. Professor efetivo da Udesc. Diretor de fotografia autônomo. Consultor em Educomunicação do Painel Brasileiro para o Futuro dos Oceanos.
Josete Maria Zimmer

Josete Maria Zimmer

Graduada em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro e em Pedagogia pela Faculdade Prof. Carlos Pasquale. Tem especializações pela Mackenzie, UFJF e UFF. Mestra em Comunicação Educacional e Multimedia pela Universidade Aberta de Portugal. Foi professora da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e tutora em cursos EaD, incluindo o Mídias na Educação (MEC/USP/UFPE). Integra o grupo de pesquisa Alpha (FEUSP) e o NCE/USP.
Mario Ramão Villalva Filho

Mario Ramão Villalva Filho

Professor de Língua e Cultura Guarani da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Doutor em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Mestre em Integração Latino-Americana PROLAM e Especialização em Agentes Educacionais em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo, USP. Graduado pela Escola Municipal de Radio e Tv . Licenciado em Língua Guarani pelo Ateneo de Lengua y Cultura – Guarani. e Membro Correspondente da Academia da Língua Guarani do Paraguai.
Ronaldo Nunes Linhares

Ronaldo Nunes Linhares

Bacharel e licenciado em História e mestre em Educação pela UFS. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Tem pós-doutorado em Educação e Comunicação pela Universidade de Aveiro, em Portugal. Professor titular da UNIT, na qual coordena o Grupo de Pesquisa sobre Educação, Comunicação e Sociedade. Professor da Rede Estadual de Ensino e técnico do Serviço Estadual de Educação Profissional de Sergipe.
Tatiana Gianordoli Teixeira Quadros

Tatiana Gianordoli Teixeira Quadros

Graduada em Comunicação Social pela UFES. Mestre e Doutora em Comunicação pela PUC/SP. Atua como consultora de comunicação nas áreas empresarial e ambiental. Tem experiência nas áreas de comunicação organizacional, relações públicas, elaboração de projetos pedagógicos, docência superior e administração acadêmica. Sócia-fundadora da LM Comunicação Organizacional e Meio Ambiente.

Conselho Fiscal (titulares)

Compete ao Conselho Fiscal: examinar a escrituração contábil da Associação, bem como os balancetes apresentados pelo Secretário de Finanças, concedendo parecer a respeito; conceder pareceres sobre a aquisição, alienação, hipoteca, penhora ou permuta de bens patrimoniais, para avaliação pela Assembleia Geral, ouvindo, se necessário, o CCD; solicitar a convocação extraordinária de Reunião do CCD ou de Assembleia Geral, diante de matéria relevante de sua competência, passível de inserção em “ordem do dia” da pauta de trabalho; e conceder parecer sobre modificações no Estatuto e em outros documentos normativos da Associação, no que tange a matéria de sua competência.

Jurema Brasil Xavier

Jurema Brasil Xavier

Licenciada em História e mestra em Ciências da Comunicação pela USP. Foi professora da Faculdade Cásper Líbero e pesquisadora do Laboratório de Pesquisas sobre Infância, Imaginário e Comunicação (LAPIC/USP). Pesquisadora e conselheira do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP). Sócia-fundadora da JBX Assessoria.
Helena Marques Málaga Morais

Helena Marques Málaga Morais

Graduada em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Rio Branco. Colaboradora do NCE/USP e do Projeto BINGO Telescópio, de Divulgação Científica. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio e Televisão. Ministrou oficinas, workshops e cursos curtos e desenvolveu vídeos e materiais educacionais audiovisuais.
Francisco de Assis Silva

Francisco de Assis Silva

Doutorado em Ciências da Comunicação pela USP. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1999); Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (2012); Especialização em Educação de Jovens e Adultos (2000) e Pedagogia (1999) pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado da Bahia.

Conselho Fiscal (suplentes)

Rossini de Araujo Castro

Rossini de Araujo Castro

Graduado em Artes Cênicas pela USP e em Pedagogia pela Unesp. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Mackenzie. Professor de Arte na Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
Tiago Silvio Dedoné

Tiago Silvio Dedoné

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade Cristo Rei e Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco. Tem especializações pela Facibra e Faveni. Mestrando em Formação de Gestores Educacionais pela UNICID. Atuou como professor universitário e foi secretário municipal em Andirá (PR). Diretor de Comunicação e Marketing do Colégio ECEL Positivo.
Luiz Henrique Altieri Soares

Luiz Henrique Altieri Soares

Graduado em Comunicação Social - Rádio e TV pela Metodista e em Teatro pela ECA/USP. Atuou em projetos do NCE/USP.