Com a pandemia de Covid-19, muitas iniciativas educomunicativas precisaram se adequar ao formato de encontros online. Apesar das dificuldades, as lives têm possibilitado a reunião de pessoas de diversos locais do Brasil e do mundo para debater variados temas. É o caso do Ciclo ECT Debates – Educação, Comunicação e Tecnologia, uma série de conversas realizadas ao longo de 2020 pelo Clube Kaplún, com apoio da ABPEducom, e disponibilizadas no YouTube

Os encontros abordaram diferentes aspectos concernentes à intersecção entre os campos da comunicação, educação e tecnologia, passando por saúde mental, solidariedade, formação de professores, alimentação, sustentabilidade e economia criativa. Segundo Joadir Foresti, associado da ABPEducom e diretor de comunicação do Clube Kaplún, a variedade das temáticas é um reflexo dos fundamentos da Educomunicação, um campo que acolhe questões que transpassam a vida dos envolvidos no processo de aprendizagem. 

“A comunicação congrega pessoas, fazendo com que elas discutam e achem soluções, e a educação incentiva a aprendizagem social, para além da educação formal, a partir das necessidades das pessoas”, explica. Citando um exemplo, Foresti relatou que a live “Podcast no Ensino Superior: Interações entre comunicação e educação” surgiu a partir da necessidade da professora de pedagogia Janete Cardoso, da Universidade do Distrito Federal (UDF), de criar novos formatos para manter o engajamento dos alunos à distância.

“O processo de criação e informação de um podcast é educomunicativo, porque você trabalha numa perspectiva de protagonismo, se envolve no processo e se sente agente ativo daquele material que está sendo construído”, reflete Foresti. O especialista afirma que o uso de tecnologias digitais é uma grande oportunidade de aprendizado, tendo potencial para formar gerações engajadas, criativas e emancipadas. 

Este tema também foi debatido na liveConteúdo midiático para crianças: Como propor consumo crítico e reflexivo?”, que encerrou o ciclo trazendo reflexões sobre a urgência da alfabetização midiática no ensino básico. Os sintomas da ausência de atividades educacionais que preparem crianças, jovens e adultos para o universo digital foi abordado na conversa “A Educomunicação como contraponto ao negacionismo científico e a desinformação”, mostrando como a fluência digital é uma ferramenta fundamental no impedimento da disseminação de mentiras prejudiciais à sociedade.

Imagem: captura de tela da live “Conteúdo midiático para crianças: Como propor consumo crítico e reflexivo?”

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