Pela primeira vez, a Educomunicação aparece no Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense. O documento foi reformulado em 2020 para atender as mudanças previstas pela Lei do Novo Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996). O Currículo de Santa Catarina também busca incorporar as indicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, publicada em 2018.

A menção à Educomunicação é feita em um dos Componentes Curriculares Eletivos (CCEs), que são a parte flexível do Novo Ensino Médio e podem ser definidos de forma participativa pelas escolas e seus estudantes. O primeiro Roteiro Pedagógico da área de Ciência e Tecnologia, que trata da Educação Tecnológica, sob o título “O Educando, as Tecnologias e as Linguagens Digitais”, justifica suas abordagens citando a Educomunicação:

[…] o componente Educação Tecnológica busca proporcionar situações de aprendizagem ligadas à “educomunicação”, favorecendo um ambiente de acesso aos principais elementos informativos e educacionais digitais, diante de suas múltiplas possibilidades, visando a contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo, reflexivo e à aprendizagem colaborativa, uma vez que amplia as possibilidades e metodologias, tanto de ensino quanto de aprendizagem.

Em seu site, Rafael Gué Martini, professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e integrante do Núcleo Regional de SC da ABPEducom, afirma que esta é mais uma iniciativa que reconhece a validade das abordagens educomunicativas nos espaços institucionais educativos. “Os professores educomunicadores de Santa Catarina estão agora amparados pelo novo currículo, o que valoriza suas práticas. Essas práticas alinhadas com o currículo territorial, e com as diretrizes nacionais, podem fortalecer o surgimento de novas políticas públicas que valorizem o protagonismo juvenil. Que possamos, com isso, incluir cada vez mais os jovens na gestão de suas aprendizagens”.

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