A sócia da ABPEducom Januária Cristina Alves estreou como colunista do jornal digital Nexo no início de agosto. Mestra em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), a jornalista e educomunicadora é autora de mais de 50 livros infantojuvenis e duas vezes vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura Brasileira. Sua coluna será publicada quinzenalmente às sextas-feiras.

Coautora do livro “Como não ser enganado pelas fake news”, Alves abriu seu espaço com texto sobre a formação de leitores críticos em um cenário de excesso de informações. Essa tarefa, segundo afirma em “Ser bem formado para tornar-se bem informado”, deve ser construída a longo prazo com a presença de diversos atores sociais.

Em sua segunda publicação, ela debate a importância de contar histórias, refletindo sobre os temas e a maneira como as narrativas são contadas. Para o Nexo, Alves também indicou cinco livros sobre a importância da educação midiática, assunto em destaque nesse contexto de desinformação e excesso de informação.

Desde os anos 1980, Alves pesquisa a relação das mídias com a educação, o que inclui o paradigma da Educomunicação. Ela também é membro da Unesco MIL Alliance, uma aliança global em Alfabetização Midiática e Informacional.  

O Nexo tem como missão qualificar o debate público a partir da informação e da diversidade de opiniões bem fundamentadas. Alves passa a integrar o grupo de colunistas ao lado de nomes como a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz e a economista Laura Carvalho.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]