Michele Marques Pereira, diretora de Assuntos Profissionais e Formação Continuada da ABPEducom e formadora do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), defendeu em setembro de 2021 sua dissertação intitulada “Fotografia e práticas educomunicativas: Uma experiência na rede municipal de Educação de São Paulo”. O texto é o resultado final do seu mestrado em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

O estudo iniciou-se durante a atuação de Marques na formação de professores da SME-SP nas áreas de fotografia e produção audiovisual, na qual ela identificou o fenômeno de que a maioria dos docentes no curso de fotografia eram professoras da Educação Infantil. Tal observação motivou Marques, sob orientação do professor Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom, a desenvolver sua dissertação acerca da relação entre fotografia, Educomunicação e Educação Infantil.

Por meio de um levantamento exploratório e uma pesquisa-ação de campo em uma escola municipal de Educação Infantil (EMEI) de São Paulo, foi organizada uma semana fotográfica, na qual 240 crianças foram convocadas a fotografar sua escola a fim de apresentar o ambiente para outras que futuramente viriam a estudar naquela unidade de ensino.

Além de realizar as produções fotográficas, os alunos também tiveram a oportunidade de comentar sobre suas motivações e perspectivas, bem como escolher democraticamente as peças a serem expostas para as famílias e a comunidade. De acordo com o depoimento de Marques ao site do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP), a fotografia é um meio de expressão comunicativa que promove a participação das crianças dentro dos próprios processos de aprendizagem da educação infantil. 

A prática pôde estimular os gestores educacionais a refletirem sobre transformações pedagógicas e estruturais na unidade escolar por meio da visibilidade social concedida às crianças. Nesse contexto, a pesquisa de Michele Marques evidenciou, conforme os princípios epistemológicos da Educomunicação, que a fotografia realizada por crianças do Ensino Infantil ampliou a comunicação no ecossistema educativo nas quais estavam inseridas.

A dissertação de mestrado, além de ter sido aprovada pela comissão julgadora, também foi indicada para publicação em artigos, revistas científicas e livros.   

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