A Rede Salesiana Brasil (RSB), associada institucional da ABPEducom, acaba de lançar o Boletim Salesiano do mês de outubro em formato digital. Esta edição intitulada “Educomunicação: Um novo olhar sobre a educação salesiana” aborda exemplos da práxis educomunicativa sendo aplicada em escolas, obras sociais e veículos de comunicação dirigidos pela instituição.

Um dos projetos de Educomunicação realizados pelas escolas da rede e elencados no Boletim foi o “Educomunicação em Ação Social”, intervenção que visa reparar os prejuízos advindos da pandemia na formação de crianças e jovens com o fomento do ensino de leitura, escrita, recepção crítica dos meios e aprendizagem criativa em recursos digitais. Outra iniciativa destacada é o “De mãos dadas com o meu bairro”, no qual estudantes do Ensino Médio realizaram propostas concretas de transformação social através de observações monitoradas no bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo. 

A publicação também salienta a Educomunicação na perspectiva do Pacto Educativo Global, proposta do Papa Francisco de uma educação aberta e inclusiva que incentive o diálogo construtivo e a mútua compreensão entre as pessoas. Nesse contexto, a RSB organizou o Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global, que reuniu 1.275 participantes, entre educadores e estudantes, com o objetivo de debater sobre boas práticas já efetivadas e novas melhorias nos espaços escolares, e também organizou um e-book sobre o assunto.

Esta edição do Boletim Salesiano busca evidenciar que as reflexões teóricas e práticas educomunicativas integram a missão da RSB de desenvolver trabalhos educativos pastorais em prol da espiritualidade e do protagonismo juvenil. A Rede Salesiana Brasil é atuante nas áreas de educação, comunicação e ação social e conta atualmente com 110 escolas, 15 instituições de ensino superior e 109 obras sociais em todo o Brasil, além de paróquias, museus, rádios, editora e grupos de pastoral.

Educomunicação na educação salesiana

As práticas educomunicativas salesianas também foram objeto de estudo de Antonia Alves Pereira, membro do Conselho Consultivo Deliberativo da ABPEducom, durante o mestrado em Ciências da Comunicação. A pesquisa identificou que a reflexão sobre a Educomunicação se transformou numa prática corrente na rede em nível institucional. Os resultados estão disponíveis no livro “Educomunicação: um diálogo criativo com a pedagogia de Dom Bosco”, publicado pela Editora Fi.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]