O Instituto Devir Educom ampliou o projeto Memórias em Rede para quatro escolas públicas de Santos (SP). A iniciativa, que leva o jornalismo, a educação midiática e aspectos da memória individual, coletiva e social para espaços formais e não formais de ensino, atua na perspectiva da Educomunicação, na interface entre a comunicação, a educação e a cultura, visando o protagonismo do estudante do século 21. A expansão foi possibilitada a partir de uma parceria com a Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec).

O projeto do Devir Educom, que já havia sido realizado nos anos de 2018 e 2019 nas escolas municipais Avelino da Paz Vieira e Mário de Almeida Alcântara, passa a ser subsidiado com recursos financeiros da Fapetec, instituição com 18 anos de atuação em Santos e outras cidades brasileiras. A parceria também ocorre em interlocução com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), as secretarias municipais de Educação (Seduc) e de Desenvolvimento Social (Seds) de Santos e a diretoria estadual de ensino da região. O objetivo é contribuir com a reversão da maior problemática enfrentada por escolas públicas e famílias em vulnerabilidade social: a evasão escolar e a violação de direitos de crianças e adolescentes, um reflexo da crise de saúde pública mundial provocada pela covid-19. 

As quatro instituições contempladas são as unidades municipais de ensino (UMEs) Vinte e Oito de Fevereiro, Avelino da Paz Vieira e José Bonifácio, além da Escola Estadual Zulmira Campos. Nessa nova fase, o projeto compreende as seguintes etapas: diagnóstico das escolas; formação on-line em Educomunicação para os profissionais das instituições de ensino contempladas; e oficinas de escrita criativa, fotografia, rádio, vídeo e mídias sociais para os estudantes.

Ao todo serão 80 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) beneficiados, além de 60 profissionais das escolas, que receberão certificado da formação. Também haverá vagas para educadores dos serviços de acolhimento da Seds. O objetivo é que as ações do projeto impactem cada escola como um todo, valorizando o conhecimento e a história das pessoas da comunidade escolar, fortalecendo a autoestima, o sentido de pertencimento, o desempenho escolar e o reconhecimento da importância da escola para a formação de valores e novas perspectivas de vida. O intuito é ainda valorizar os profissionais que atuam nessas instituições como importantes agentes da educação.

“Com essa parceria ampliamos nossa contribuição à escola pública e à educação dos novos tempos por meio da Educomunicação. Defendemos o jornalismo na escola como exercício de cidadania, prática de escuta ativa e combate à desinformação. Nosso desejo é traçar uma cartografia afetiva das escolas e dos territórios com o protagonismo desses estudantes”, comemora a presidente do Instituto Devir Educom e associada da ABPEducom, a professora e jornalista Andressa Luzirão.

Metodologia

O Memórias em Rede leva o jornalismo à escola em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atuando com estudantes na função de repórteres, que tecem e ressignificam suas histórias afetivas e a de cidadãos comuns na relação direta e indireta com a cidade e seus mais distintos lugares, a começar pela escola. Conduzida pela Metodologia dos Círculos, criada pelo Devir Educom, a iniciativa trabalha nas perspectivas do Eu, da Escola, da Família e do Território, visando um aprendizado significativo e contextualizado com a realidade dos estudantes, de modo que sejam protagonistas na construção coletiva do conhecimento e que desenvolvam e/ou fortaleçam o senso de pertencimento por onde vivem e estudam.

Para isso, o projeto utiliza-se de recursos da comunicação e da tecnologia como canais de expressão e exercício de cidadania em diferentes linguagens, desenvolvendo consciência crítica e responsabilidade social nos alunos quanto ao uso e ao consumo responsável das distintas plataformas de mídia, entendendo-as como partes da cultura contemporânea. As oficinas trabalham, de forma lúdica, a técnica jornalística, com as funções relacionadas, como repórter, editor, pauteiro, fotógrafo, produtor e apresentador.

 

Foto: Divulgação

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