A conduta ativa do jornalismo de apurar a realidade e sistematizá-la em diferentes formatos pode estimular a criação de métodos e estratégias de ensino mais ativas, baseadas em investigação. Essa é uma das teses defendidas pelo jornalista e professor Bruno Ferreira, especialista em Educomunicação e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, e também associado da ABPEducom, em seu livro recém-lançado “Jornalismo e educação: competências necessárias à prática educomunicativa, publicado pela editora Appris.

Na obra, Ferreira demonstra que as práticas e os princípios do jornalismo podem fazer a aprendizagem mais ativa e significativa, seja conectando tópicos curriculares ao noticiário, seja estimulando a investigação e sistematização de descobertas em produções autorais jornalísticas por parte dos estudantes. 

Prefaciado por Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom, o livro também demonstra como princípios há tempos presentes do campo da educação têm qualificado o processo jornalístico de apuração da realidade e democratizado processos de edição. Nesse sentido, o autor discorre sobre o diálogo como valor e procedimento adotado por gestores de iniciativas de jornalismo emancipador.

Além de discutir como a inter-relação jornalismo e educação pode fortalecer ambas as áreas, a quarta parte do livro sistematiza competências de jornalistas que atuam no âmbito do terceiro setor brasileiro como educomunicadores. “Apresento aos leitores histórias de vida, motivações e habilidades de profissionais formados em jornalismo que atuam numa perspectiva educomunicativa no mundo do trabalho. Esse levantamento fez parte da minha pesquisa de mestrado, concluído em 2019, contexto no qual observei jornalistas trabalhando com educomunicação e entrevistei muitos profissionais que atuam no campo. A partir disso, procurei identificar e categorizar atividades, repertórios e valores que caracterizam esses jornalistas como educomunicadores” diz Bruno Ferreira, autor da obra.

“Neste livro, Bruno não apenas discute as competências de um jornalista-educomunicador, mas também revê as conexões entre as áreas do jornalismo e da educação, seja do ponto de vista teórico (ao demonstrar as semelhanças entre os dois campos, no propósito de fomentar a leitura e a interpretação da realidade, contribuindo, dessa forma, para uma atuação mais propositiva dos cidadãos no mundo, de um modo crítico e embasado), seja do ponto de vista prático (ao exemplificar situações, muitas das quais por ele vivenciadas, enquanto mediador de processos educomunicativos, em que adolescentes realizavam atividades como repórteres, numa estratégia pedagógica adotada pela Revista Viração e por outras organizações com as quais trabalhou, para estimular a autoria e a interlocução de estudantes com outros atores sociais)”, afirma Ismar Soares no prefácio da obra.

O livro “Jornalismo e educação: competências necessárias à prática educomunicativa” está disponível para venda no site da editora Appris. Com o código promocional JORNAL2O é possível adquirir a obra com desconto. 

O livro também é vendido pelo autor, que pode ser contatado pelo e-mail brunoferreira.contato@gmail.com ou pelo seu perfil profissional no Instagram @bruno.educom

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