A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) dá mais um passo para a consolidação da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) ao redor do mundo, com o lançamento dos “Padrões Globais sobre Diretrizes de Desenvolvimento de Currículos de AMI”, que busca orientar programas para a formação de usuários midiáticos responsáveis e críticos. A publicação foi precedida pela segunda edição do currículo para professores e alunos, intitulada “Media and information literate citizens: think critically, click wisely!” (“Cidadãos alfabetizados em mídia e informação: pense criticamente, clique com sabedoria!”, em tradução livre). 

A ABPEducom, em conjunto com o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP), colaborou para a redação da segunda versão do currículo. A contribuição brasileira, composta por referências de artigos produzidos por autores brasileiros e ibero-americanos, apontou a Educomunicação como metodologia eficaz para o cumprimento das metas da Unesco para a AMI e para sua legitimação internacional.

Com o intuito de orientar o desenvolvimento e implementação de currículos a serem usados por educadores e alunos em todo o mundo, os padrões apresentam como a informação, a mídia e as competências tecnológicas são importantes para o empoderamento social, a garantia dos Direitos Humanos, a promoção da democracia e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nesse sentido, os capítulos trazem diversas estratégias pedagógicas e propostas de articulação de políticas em AMI voltadas para o desenvolvimento regional dos países, abrangendo atividades dos níveis de aprendizagem informal, não formal e formal. O documento é destinado a formuladores de políticas públicas, desenvolvedores e planejadores de planos de ensino, educadores, especialistas e demais profissionais que buscam implementar currículos relacionados à Alfabetização Midiática e Informacional.

Por sua vez, o currículo para professores e alunos apresenta detalhadamente as competências necessárias para que dominem os ecossistemas comunicativos digitais e desenvolvam atividades de aprendizagem voltadas, entre outros assuntos, para a navegação ética no ambiente online

Nessa perspectiva, são introduzidas teorias sobre a evolução das mídias digitais e seu papel no exercício da cidadania e na participação social. Reforçando a comunicação como direito básico, são relatadas diversas análises sobre oportunidades e desafios do mundo virtual.  Entre eles, estão questões relacionadas à desinformação, empreendedorismo, mídias sociais, proteção de dados, propriedade intelectual e uso de inteligência artificial na internet. Dessa forma, o documento emerge como uma obra importante não só para educadores e alunos, mas para qualquer pessoa que deseja se envolver de forma crítica e efetiva com a área da comunicação e das tecnologias digitais.

As publicações possuem acesso aberto e estão disponíveis em inglês em formato digital. A primeira edição do currículo, lançado em 2013 com ênfase na formação de professores, conta com versão em português.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]