O Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire lançou, no fim do mês de março, o e-bookPaulo Freire e a Educação Popular”. A obra reúne artigos produzidos durante o curso de mesmo nome desenvolvido pelo Instituto. Ao longo dos capítulos, os autores utilizam uma linguagem poética na abordagem de temas interculturais e transdisciplinares sobre o papel da pedagogia freiriana em iniciativas de transformação social. A educomunicadora e associada da ABPEducom Joana Mendes de Almeida Brasileiro integra a publicação com o capítulo “EaD freiriana: uma fábula para enfrentar pedagogismos e tecnicismos”. 

No artigo, a autora apresenta estudos sobre Educação a Distância (EaD) e o uso educativo de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) a partir do olhar de Freire. Entre outros suportes bibliográficos, Brasileiro aborda teorias de pensadores relacionados à Educomunicação como Mario Kaplún, José Martín-Barbero e Ismar de Oliveira Soares, além de estudos do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP), para discutir sobre aprendizagem significativa em tempos de revolução tecnológica.

A autora ressalta que o cenário atual da EaD é caracterizado por conteúdos fixos e pela objetificação e mecanização dos processos de ensino, que acabam prejudicando a curiosidade e a predisposição do educando em aprender. Nessa perspectiva, ela trata da Educomunicação, e seu forte vínculo com os princípios teóricos freirianos, como meio de intervenção viável frente aos desafios atuais da EaD e das TICs, propondo uma reflexão sobre a relevância de uma educação virtual mais dialógica e menos tecnicista.

O e-book possui acesso aberto e está disponível para download por meio do fornecimento de e-mail via formulário.

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