Mauricio Virgulino Silva, vice-presidente da ABPEducom, defendeu em outubro de 2021 sua tese intitulada “Cartas a Teodora: confluências entre a Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais e a Educomunicação para uma arteducomunicação decolonial.” O texto, fruto do seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), busca analisar as relações e contribuições entre a Educomunicação e a Arte/Educação.

A tese foi elaborada em um formato que lembra o de uma caixa, contendo cartas, fotografias, letras de músicas, poesias, e obras arteducomunicativas, que são destinadas à personagem criada pelo autor chamada Teodora. O autor conta que a inspiração para a escrita do projeto foi a estadia na Pensão Flor de Coimbra, local onde esteve durante o estágio doutoral vinculado ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal. Silva ressalta que as cartas possuem referências teóricas, experiências práticas, situações cotidianas da pensão, histórias reais e fictícias que buscam transmitir pessoalidade e proximidade com sua interlocutora, a qual também pode ser todas as pessoas que leem a tese.

Silva também relata que, durante a pesquisa, foi convidado pelas professoras participantes do exame de qualificação e da banca de defesa a expor, na tese, o seu “eu” educador e como sua atuação promove a ligação entre a Educomunicação e a Abordagem Triangular. Nesse contexto, a pesquisa propõe uma reflexão epistemológica ao incorporar novos conceitos ao campo da Educomunicação, como a Decolonialidade, Epistemologias do Sul, Complexidade e Cuidadania. As cartas apresentam o processo de construção de conhecimento, inspirado na pesquisa autobiográfica, com reflexões sobre o que é o entendimento de um mundo melhor na visão do autor.

A tese também é marcada por reflexões sobre a trajetória de Mauricio Silva como arte/educador e educomunicador no Ateliê de Artes para Crianças – Nosso Ateliê Animado, projeto de extensão da USP, e a proposta arteducomunicativa elaborada para o projeto Capital Social – Sala de Visita, do Caleidos Cia. de Dança. Tais vivências evidenciam que a prática da Educomunicação e da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais é positiva quando realizada em uma ação decolonial, crítica e comprometida com a transformação social, diálogo e equidade. 

Silva explica que a importância de relacionar a Abordagem Triangular com a Educomunicação se faz porque aquela tem como ações o ler, fazer e contextualizar, que orientam o processo de construção de conhecimento e aprendizagem, não só no campo da Arte nos âmbitos da educação formal e não formal, mas também em outras áreas de conhecimento e processos educativos. 

Ele comenta ainda que, tendo em vista que a Educomunicação possui uma área de intervenção social chamada “Expressão comunicativa por meio da Arte”, com a qual os processos da Arte/Educação também dialogam, é possível construir um processo articulando Arte-Educação-Comunicação na perspectiva decolonial.

 

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