O programa de extensão Mão na Mídia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Frederico Westphalen, promove durante os dias 1º, 2 e 3 de dezembro de 2021 o “I Encontro Educom Mão na Mídia: Práxis de resistências e transformação”, com o apoio institucional da ABPEducom. O evento busca reunir educomunicadores para a apresentação de iniciativas realizadas na área e reflexões sobre temas emergentes nos campos da Comunicação e da Educação. Esta primeira edição abrange atividades nos formatos remoto e presencial. 

Serão realizadas oficina remota de leitura e escrita, destinada a estudantes do Ensino Médio que podem se inscrever na plataforma Even3 e participar via Google Meet, e oficinas presenciais de mídia digitais e de podcasting, que acontecerão na cidade de Frederico Westphalen (RS).

Ao longo do evento haverá também mesas-redondas online a serem transmitidas pelo canal do Mão na Mídia no YouTube, nas quais será abordado o papel da Educomunicação no âmbito das relações públicas e dos Direitos Humanos, bem como a aplicação das tecnologias digitais no contexto escolar.

No dia 1º, a partir das 19h30, ocorre a conferência de abertura “Educomunicação e emancipação” com a presença de Rosane Rosa, professora da UFSM e coordenadora do Núcleo Regional da ABPEducom no Rio Grande do Sul, e mediação da associada Cláudia Herte de Moraes, também da UFSM.

No encerramento, no dia 3 às 19h30, acontece a mesa-redonda “Guia Interseccional da Agenda 2030 no Brasil – extensão universitária e a educomunicação”, voltada para a discussão sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Integram a atividade o pró-reitor adjunto de extensão da UFSM, Rudiney Soares Pereira, e os associados Rafael Gué Martini, professor da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), e Filomena Maria Avelina Bomfim, professora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Serviço

I Encontro Educom Mão na Mídia: Práxis de resistências e transformação

Data: 1º, 2 e 3 de dezembro de 2021 

Transmissão: canal do Mão na Mídia no YouTube

Inscrições e mais informações: site do evento

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]