Durante o mês de setembro, o projeto “Nos caminhos da Comunicação”, promovido pelo Serviço à Pastoral da Comunicação das Edições Paulinas (SEPAC), acontece todas às quartas-feiras, às 16 horas, por meio do canal do YouTube e da página no Facebook. Especialistas de todas as partes do país participam dos diálogos virtuais.

A associada da ABPEducom, Helena Corazza, diretora e coordenadora de cursos do SEPAC e pesquisadora nas áreas de comunicação nas pastorais e práticas educomunicativas, participará no dia 16 de setembro do ciclo de lives. Corazza abordará a sintonia entre o conceito da Educomunicação e os objetivos e processos implementados pelo SEPAC ao longo das últimas três décadas e meia, por meio do diálogo online “Educomunicação na formação pastoral na cultura digital”, tema de sua tese pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Com assunto correlato, Magali da Cunha Nascimento, coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), explanará sobre “comunicação e religião” no dia 23 de setembro. Nascimento também é integrante do Coletivo Bereia, uma iniciativa de checagem de fatos publicados em mídias e conteúdos religiosos.

No mês de agosto, foram quatro os diálogos virtuais. Uma das participantes foi Joana Puntel, coordenadora, orientadora e docente no SEPAC, além de pesquisadora reconhecida na área da comunicação, relatando sua experiência com o jornalismo na Amazônia. Para Puntel, os processos comunicacionais são capazes de desenvolver a democratização da comunicação e a humanização das relações.

Pioneirismo

O SEPAC Paulinas é um centro de capacitação, com o intuito de refletir sobre os processos comunicacionais e formar agentes sociais e pastorais na área de comunicação e cultura. O projeto nasceu num contexto social, cultural e político em que as discussões sobre comunicação buscavam encontrar um caminho para a reflexão crítica da comunicação voltada para a transformação da realidade.

O centro é reconhecido como pioneiro no trabalho educomunicativo, de acordo com a interpretação do professor Ismar Soares, presidente da ABPEducom e colaborador de primeira hora do SEPAC. Em seu livro “Educomunicação: caminhos e perspectivas na formação pastoral” (Paulinas, 2016), Helena Corazza registra o seguinte depoimento de Soares: “Ao conceber o projeto de assessoria às escolas, alimentava, pessoalmente, a hipótese de que uma nova metodologia estava sendo requerida quando o propósito fosse levar o tema da ‘educação para a comunicação’ para o ensino formal […] A experiência das Feiras de Comunicação do SEPAC antecipou 17 anos o trabalho do Núcleo de Comunicação e Educação, por mim fundado na USP em 1996 […] Afinal, uma experiência nitidamente educomunicativa”.