O sexto Núcleo Regional da ABPEducom foi criado em Campina Grande (PB) no dia 3 de setembro de 2020. A coordenação é da pesquisadora Lígia Beatriz Carvalho de Almeida, líder do Grupo EpisCom, que estuda a epistemologia da Educomunicação, vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O coordenador adjunto é o professor Francisco de Assis Silva, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e o secretário é o docente Ronaldo Nunes Linhares, coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Educação, Comunicação e Sociedade da Universidade Tiradentes (UNIT) e conselheiro da Associação.

Com a disseminação das práticas educomunicativas no Nordeste do Brasil, pesquisadores, estudantes e profissionais identificaram a necessidade de desenvolver investigações e grupos de estudos com o objetivo de impulsionar políticas públicas e customizar ações voltadas às necessidades socioeconômicas, culturais e educacionais da região. O intuito é fortalecer a comunicação, o entendimento e a transformação, para uma sociedade mais autônoma, crítica e democrática, por meio do trabalho coletivo para a consolidação do campo da Educomunicação e da ABPEducom nos estados do Nordeste.

O novo Núcleo Regional conta com a participação de pesquisadores de diversas instituições em cinco estados do Nordeste: Bahia (Prefeitura de Lauro de Freitas, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC), Ceará (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Secretaria Municipal da Educação de Trairi, Universidade Federal do Cariri – UFCA, Universidade Federal do Ceará – UFC), Paraíba (Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Universidade Federal da Paraíba – UFPB), Pernambuco (Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP) e Sergipe (Universidade Tiradentes – UNIT).

São 20 os associados fundadores do núcleo nordestino: Amauricia Lopes Rocha Brandão, Ana Carmen de Souza Santana, Ana Cassia Alves Cunha, Andrea Trigueiro, Antonio Nolberto de Oliveira Xavier, Assis Souza De Moura, Célio Alves Ribeiro, Claviano Sousa, Debora Freire de Oliveira Barreto, Diogo Lopes de Oliveira, Edielson, Ricardo da Silva, Edilane Carvalho Teles, Edivânia Duarte Rodrigues, Francisco De Assis Silva, Gabriella Santana Santos, Helen Cristina Batista Almeida, Lígia Beatriz Carvalho De Almeida, Marcus Henrique Linhares Ponte Filho, Patrícia Horta Alves, Raija Almeida, Ronaldo Nunes Linhares, Valéria Pinto Freire. 

Sobre os Núcleos Regionais

Os núcleos caracterizam-se como grupos de estudos e de ação, congregando profissionais e pesquisadores, em todos os níveis e áreas da educação, comunicação e outras que atuem nessa inter-relação. São parceiros naturais da ABPEducom, pautando suas atividades pelo empenho em estimular e desenvolver a Educomunicação como prática interdisciplinar nas regiões que representam. O trabalho dos Núcleos é fundamental para a ampliação e consolidação do campo no Brasil, como também da própria Associação.

O grupo do Nordeste junta-se a outros no Vale do Paraíba e em Lins (São Paulo), em Mato Grosso, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. De acordo com as diretrizes da ABPEducom, os Núcleos Regionais têm como objetivo: atender a demanda por informações sobre Educomunicação; promover projetos, grupos de estudos, debates e pesquisas; fomentar a promoção de eventos regionais; e agregar os associados de uma determinada região, de modo a articular seu envolvimento com as ações da Associação.

3 respostas a “Sócios da ABPEducom fundam novo Núcleo Regional no Nordeste”

  • Como fazer para ser associada ,trabalho com essas questões

  • Um sonho, uma utopia, agora uma realidade, o Núcleo ABPEducom Nordeste chega para somar e fazer a diferença. Nesse mês de setembro 6 membros do núcleo marcaram presença na I Semana Virtual de Educomunicação, coordenada pelo professor Dr. Assis Souza de Moura, que aconteceu na Universidade Federal de Campina Grande de 14 a 18 de setembro de 2020. Juntos somos mais fortes.

  • Feliz por poder acompanhar o grupo nascer e ganhar corpo!

Os comentários estão desativados.