A ABPEducom, a partir de agora, tem o Instituto Kaplun de Comunicação e Educação como seu associado. Localizado em Brasília (DF), ele é coordenado e dirigido pelo professor Doutor Joadir Foresti e pela professora Doutora Janete Cardoso dos Santos. 

Para Cardoso, o novo vínculo com a Instituição é uma forma de ampliar os conceitos e, principalmente, as práticas educomunicativas. “Eu penso que o coletivo é sempre muito importante para gente, então, estar alinhado com aquilo que o instituto faz com a Associação é bom”, assegura a professora.  

“O Professor Ismar esteve aqui em Brasília fazendo um workshop e ele nos colocou um desafio: ‘Brasília tem muitas atividades de Educomunicação esparramadas e vocês poderiam juntar’. Então nós estamos nessa tentativa também de criar esse espaço de Educomunicação em Brasília”, complementa Janete. 

Na interface Comunicação/Educação, além de prestar o serviço de assessoria e consultoria, o instituto, por meio de cursos, workshops e palestras, empenha-se em levar formação a profissionais da educação.

“São eles que irão trabalhar com as crianças. Quanto mais essas pessoas estiverem preparadas, mais sensíveis às necessidades das crianças e adolescentes, mais êxito teremos. Queremos deixar as pessoas preparadas para trabalhar com adolescentes e crianças. Educadores, gestores, coordenadores pedagógicos…para eles entenderem esse processo”, diz Foresti, que já é membro da ABPEducom

À Instituição, o jornalista conta que o Instituto surgiu, efetivamente, durante a pandemia e a sua concepção, derivada da relação estreita de Foresti com os campos da Comunicação e Educação, vem de um percurso de dez anos. Esse caminho também o inspirou na hora de escolher o nome do instituto, que faz referência ao educomunicador, pensador e escritor argentino Mario Kaplún.

“O nome Kaplún nos acompanha desde o começo porque é uma simpatia que eu, pessoalmente, tenho. Eu quis homenagear e trazer para o nosso Instituto”, explica o professor.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]