Membros do Núcleo Nordeste da ABPEducom marcaram presença no 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom NE), realizado entre os dias 20 e 22 de junho de 2023, na UFCG – Universidade Federal de Campina Grande, em Campina Grande, Paraíba. O evento teve como tema “Comunicação e políticas científicas: desmontes e reconstrução”.

Um dos destaques foi o projeto de Extensão EducomDH, coordenado pela professora Dra. Andrea de Lima Trigueiro de Amorim, associada da ABPEducom e coordenadora do curso de Jornalismo da Unicap. O projeto, que tem como foco a Educomunicação e Direitos Humanos na Mídia, foi premiado na categoria da mostra competitiva Expocom durante o congresso. O EducomDH trabalha com formação e produção de conteúdos midiáticos, incluindo o programa TVDH, exibido semanalmente em diversas emissoras e disponível em canais de YouTube.

Além disso, outros membros da ABPEducom também marcaram presença no congresso. O Prof. Dr. Francisco de Assis Silva, da Universidade do Estado da Bahia, apresentou o trabalho “Educomunicação e Universidade Aberta à Terceira Idade: espaços de vivências da cidadania” na Divisão Temática 07 – Comunicação, espaço e cidadania. A Prof. Dra. Lígia Beatriz Carvalho de Almeida coordenou a Sessão 08 do Intercom Júnior – Estudos interdisciplinares da comunicação, que abordou diversos temas relevantes para o campo da comunicação.

O Prof. Dr. Diogo Lopes de Oliveira, juntamente com os pesquisadores João Djane Assunção da Silva e Ricardo Pavan, apresentou o trabalho “A função social dos podcasts independentes” na Divisão Temática 04 – Comunicação audiovisual. Além disso, também participaram do evento a Profa. Dra. Sandra Raquew dos Santos Azevêdo, o Prof. Me. Emerson Lopes e o Prof. Me. Jefferson Valentim.

A presença e participação dos membros da ABPEducom no Intercom NE demonstra o compromisso e a relevância da associação no âmbito da Educomunicação, contribuindo para o avanço e a discussão científica na área. Os membros ainda aproveitaram este rico momento de compartilhamento de experiências comunicativas no nordeste para dialogar e planejar as próximas ações do núcleo regional.

 

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]