Em comemoração às suas três décadas, o Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos (Ecocine), pioneiro da área no país, premiará obras audiovisuais sobre as temáticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A antropóloga e associada da ABPEducom Ariane Porto é a presidente de honra do evento online que acontece entre hoje (11) e 21 de agosto. A sessão de abertura será híbrida, com transmissão pelas plataformas do evento.

A edição atual, nomeada Ecocine Rio+30, recebe o título do projeto de mesmo nome, desenvolvido pela Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (KAS) e Columbia Global Centers, que marca três décadas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92.

No Ecocine Rio+30 são aceitas obras produzidas a partir de 1992 nos formatos ficção, animação/live action e documentário de curtas, médias e longas metragens. O festival concederá aos trabalhos selecionados o certificado da Seleção Oficial de Inspiração Ecocine. Já os vencedores do melhor filme de cada categoria receberão o Troféu Ecocine Rio+30.

Os filmes são avaliados pela comissão de jurados formada por cineastas, atores, arquitetos, escritores, historiadores, professores e sociólogos de sete países, incluindo Brasil, Portugal, Itália, Alemanha, Japão, Argentina e Chile. Ao todo, foram 374 obras de 57 países, sendo 114 selecionadas para exibição e 32 finalistas.

Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]