Mesas-redondas, fóruns e palestras discutem práticas sociais e tecnológicas pelos Direitos Humanos e Direitos da Terra

O Encontro Brasileiro de Educomunicação, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de novembro de 2022, chega à sua nona edição buscando enriquecer o debate sobre a relação da práxis educomunicativa com os Direitos Humanos e o meio ambiente. Dando continuidade a uma série de eventos promovidos sob a liderança da ABPEducom e do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP), ao longo das duas últimas décadas, neste ano a edição traz a novidade de ser realizado pela primeira vez no nordeste brasileiro, tendo como sede a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento é realizado em parceria com o curso de Comunicação Social com ênfase em Educomunicação da UFCG e o Instituto Palavra Aberta, e será promovido no formato híbrido, com atividades virtuais e presenciais com transmissão online.

O Encontro reúne pesquisadores, especialistas, profissionais e interessados para discutir sobre a temática “Práticas Sociais e Tecnológicas pelos Direitos Humanos e Direitos da Terra”. A programação inclui mesas-redondas e palestras voltados aos estudos das áreas de intervenção educomunicativas e suas confluências com as perspectivas de responsabilidade socioambiental e cidadania. O evento também promoverá grupos temáticos, destinados a agregar a produção de trabalhos voltados às áreas de intervenção da Educomunicação, além de fóruns a serem realizados em parceria com outras organizações.

O evento é destinado a todos os interessados em fortalecer e ampliar redes de pesquisas e políticas públicas voltadas à promoção da Educação Ambiental e da Educação Midiática. O Encontro conta com o apoio do curso de Licenciatura em Educomunicação da USP; o grupo de pesquisa Epistemologia da Educomunicação, credenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); o Conselho de Educação em Direitos Humanos do Estado de São Paulo (Condepe); e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

As submissões de resumos expandidos ficam abertas até 30 de setembro. As inscrições para o lote com desconto podem ser feitas até 10 de setembro. Há valores especiais para algumas categorias, como estudantes, associados da ABPEducom e professores da rede pública. Mais informações estão disponíveis no site do evento.

 

Serviço

IX Encontro Brasileiro de Educomunicação

Realização: ABPEducom, curso de Comunicação Social – Educomunicação da UFCG, NCE/USP e Instituto Palavra Aberta

Data: de 14 a 16 de novembro de 2022

Inscrições, submissão de trabalhos e mais informações: site do evento

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]