No dia 10 de setembro, a partir das 19:30, o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGAV/ECA/USP) realiza o evento “Epistemologias do Sul: reflexões sobre práticas e pesquisas”. A coordenação é da professora Maria Christina de Souza Lima Rizzi e do doutorando, fotógrafo e arte-educador Mauricio Virgulino Silva, associado da ABPEducom. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

A conversa acontece no Auditório Lupe Cotrim, na ECA/USP, em São Paulo (SP), e busca ampliar o diálogo sobre a influência do pensamento decolonial, a ecologia de saberes e outros elementos que formam o conjunto de procedimentos que são chamados de Epistemologias do Sul. É um encontro de compartilhamento de reflexões com pessoas de diferentes vivências e áreas de atuação, que participam de processos de reconhecimento e produção de conhecimentos do Sul epistêmico.

A mediação é da professora Maria Christina Rizzi. Os convidados são acadêmicos e profissionais que participaram da CES Summer School – Epistemologias do Sul V, promovida pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, nos meses de junho e julho de 2019.

São eles: a jornalista Juliana Lisboa, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); a designer e professora Luciana Perpétuo de Oliveira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); a especialista Viviane da Soledade, da Gerência de Assistência em Desenvolvimento Comunitário do Sesc Nacional; o MC, poeta e professor Renan Inquérito, doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); o advogado e professor Leopoldo Soares, do Núcleo de Direito do Estado e de Direitos Humanos da Universidade Presbiteriana Mackenzie em Campinas; além de Mauricio Virgulino Silva.

Educomunicação, uma Epistemologia do Sul?

Em julho de 2018, os professores Rosane Rosa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Rafael Gué Martini, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sócios da ABPEducom, apresentaram na Universidade de Coimbra o seminário “A Educomunicação como uma Epistemologia do Sul: possibilidades emancipatórias”.

Rosa, que à época finalizava seu pós-doutorado sob orientação de Boaventura de Sousa Santos, defendeu que a Educom distingue-se por ser participativa, pedagógica, problematizadora, democrática e com estética experimental. Dessa forma, contribuiria para efetivar a “ecologia de saberes” e poderia, sim, ser classificada como uma Epistemologia do Sul.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]