No dia 30 de agosto, o professor Claudemir Viana, secretário executivo da ABPEducomproferiu a palestra “Educomunicação como Tecnologia Social Inovadora” durante a abertura do 11º Encontro Estadual do Programa Cooperjovem, em São Pedro (SP). O evento se estendeu até o dia seguinte, com cerca de 250 educadores sociais de todo o estado — incluindo colaboradores de secretarias municipais de Educação, escolas municipais, escolas técnicas e cooperativas paulistas — que se reuniram para ações de formação continuada.

Viana é docente e coordenador pedagógico da Licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo (ECA/USP), além de coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE), na mesma instituição.

Na sequência à palestra, foram oferecidas oficinas de stop motion e de vídeo para que os participantes, divididos em grupos, pudessem experimentar na prática aspectos dos processos de Educom. As oficinas estiveram sob a coordenação e execução de Marta Russo, associada da ABPEducom e especialista em Educomunicação pela ECA/USP, e sua equipe de apoio.

O Cooperjovem é um programa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido em âmbito nacional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) desde 2000. Em 2001, o programa foi implantado pelo Sescoop/SP, que assumiu sua coordenação em âmbito estadual em parceria com as cooperativas e secretarias de Educação.

Parceria com Sescoop

Este ano, a Educomunicação foi tema de interesse do Sescoop e de suas demandas por fundamentação teórica e qualificação das ações formativas junto a públicos específicos quando do uso e da produção de mídias e arte. A ABPEducom foi procurada pela coordenação do setor educativo daquela instituição e deu-se início a um diálogo que resultou na sua filiação à rede de prestadores de serviços especializados.

O Sescoop tem atuação no território nacional em três eixos: ensino de formação profissional; organização e promoção social; e monitoramento / desenvolvimento de cooperativas. Estes temas orientam a parceria por meio da qual tanto a ABPEducom quanto o NCE/USP promoverão atividades sobre e de Educomunicação.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]