A pandemia da covid-19 e o necessário isolamento social afetaram o cotidiano. Em virtude desse novo panorama, lives sobre diversos assuntos passaram a circular nas redes sociais. Dentre os temas abordados, é possível ressaltar o da Educomunicação. Muitas das transmissões sobre este paradigma contaram com a participação de associados e parceiros da ABPEducom. Nesse contexto, destacam-se algumas lives que ofereceram informação, por meio de bate-papos descontraídos, ao público da área e à comunidade em geral.

Papo [de] Educomunicação

Em comemoração aos dois anos do Instituto Devir Educom, no dia 21 de julho, ocorreu a estreia do ciclo de lives mensais “Papo [de] Educomunicação”, um espaço online para reflexão sobre a comunicação no processo de ensino-aprendizagem formal e não-formal. Andressa Luzirão, sócia da ABPEducom e cofundadora do instituto, é uma das gestoras do projeto e atuou como mediadora do encontro virtual, no qual especialistas contaram suas experiências e fizeram ponderações sobre o tema.

Nesse primeiro encontro, educomunicadores falaram dos propósitos do instituto e do projeto Memórias em Rede. Entre as participantes do diálogo, esteve a coordenadora pedagógica da escola municipal Avelino da Paz Vieira, Renata Gonçalves, e a diretora do Devir Educom, Ivone Rocha. Outro assunto abordado foi a “metodologia dos círculos”, que trabalha o universo dos alunos a partir de quatro perspectivas: do eu, da escola, da família e do território, como forma de integrar a educação a todas as áreas de conhecimento e da vivência de cada um. As lives acontecem uma vez por mês e podem ser acompanhadas pelo YouTube. Os próximos encontros virtuais serão divulgados com antecedência nas mídias sociais do Instituto Devir Educom.

Educomunicação nos processos artísticos 

Já no dia 20 de julho, aconteceu o Webinário Internacional “Articulações, resistências e (re)existências criativas”, com Ângela Saldanha, pesquisadora do Instituto de Pesquisa em Artes, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), em Portugal, e com o educomunicador convidado Marciel Consani, professor do curso de Licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). A mediação foi do professor Paulo César Teles, do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Durante o evento, a questão dos processos artísticos e práticas educomunicativas sob adversidades do confinamento foi o tema central do debate. O conceito e a história da Educomunicação, da arte como ferramenta para a educação social de jovens e da perspectiva da produção da comunicação a serviço de uma prática educomunicativa também foram ressaltados durante a live.

Formação cidadã através das plataformas digitais

Cidadania Digital: uma experiência pedagógica” foi o tema da live de Andressa Caprecci, ex-aluna do curso de Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP, realizada pela Câmara Municipal de Piracicaba (SP), no dia 15 de julho, por meio do perfil no Instagram do Parlamento Aberto. 

Entender o ambiente digital para, a partir dele, construir um espaço de cidadania é uma das vertentes da Educomunicação, segundo disse a pesquisadora na live: “entender esse lugar, o que tem por trás de uma mensagem. Não é uma coisa técnica, mas o lado crítico que você tem por trás disso, olhar para a educação com o viés da comunicação”. 

Ao final da teleconferência, Caprecci sugeriu a leitura de dois livros sobre o assunto: “Educomunicação: construindo uma nova área do conhecimento”, de Adilson Citelli e Maria Cristina Costa, e “Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação”, de Ismar Soares, presidente da ABPEducom. Também indicou a página no Facebook “O que a educom faz?”, desenvolvida pelos alunos da licenciatura da ECA/USP.

Discussão da educação pública diante do isolamento social

O secretário executivo da Associação, Claudemir Viana, que também é coordenador pedagógico da Graduação em Educomunicação da ECA/USP, foi convidado a debater, no dia 20 de maio, sobre “Cibercultura na Educação em tempos de isolamento social: contribuição da Educomunicação”, para o projeto educacional Ciclo de Discussões, que promove suas transmissões pelo Facebook

A iniciativa é do professor Laerte Sousa, que afirma que “a Educomunicação é uma referência para o Ciclo de Discussões. Partimos da afirmação de que não há educação sem comunicação, prezamos muito pelo diálogo. Decidi aproveitar momento de isolamento social para trazer essa proposta. Debater com os convidados e comunidade escolar, assuntos que permeiam o universo da educação. Buscando juntos, portanto, caminhos e ações, pontos de vistas, exemplos para nós ajudarmos nesse desafio que encontramos no ensino remoto”.

Clube Kaplún

O “ECT Debates” é um ciclo de palestras sobre educação, comunicação e tecnologias. O programa é coordenado pelo Clube Kaplún de Educomunicação de Brasília. Parceira da ABPEducom, a instituição incentiva a criatividade, inovação e o senso crítico, por meio de um hub integrado por instituições e profissionais da área. Convidados engajados com os processos de educação cidadã, com a aprendizagem e economia criativas e com as tecnologias digitais, participam das lives. Os debates são transmitidos no Instagram, todas as quintas-feiras, às 20 horas.