A oitava transmissão do ciclo de lives da ABPEducom tem como tema “Educomunicação nos territórios”. O encontro acontece nesta terça-feira (25 de agosto), às 17h, e terá a participação de:

  • Giovanna Feliciano, 17 anos, estudante do Ensino Médio e moradora do bairro Campo Limpo, na zona sul de São Paulo (SP), e Isabelle Moura, 16 anos, dançarina contemporânea e residente no bairro Grajaú, também na zona sul da capital paulista. Feliciano e Moura são participantes do projeto Geração que Move, lançado em 2020 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Fundação Abertis e implementado em São Paulo pela Viração Educomunicação. O projeto tem a participação ativa de jovens de áreas vulneráveis dessa cidade e também do Rio de Janeiro (RJ), fortalecendo seu potencial criativo e transformador. O objetivo é promover mobilidade segura e igualitária de crianças e adolescentes. Alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11, o Geração que Move visa fomentar o acesso seguro a serviços de educação, saúde, proteção, cultura, esporte e lazer por meio de estratégias sustentáveis, projetadas e lideradas por adolescentes.
  • Noésio Santos, jovem negro, estudante de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e morador da comunidade de Alfavaca, no Vale do Salitre, zona rural de Juazeiro, cidade do sertão baiano. Santos é educomunicador do coletivo Carrapicho Virtual, composto por jovens do Salitre, que tem como objetivos debater e levar informação, por meio das redes sociais, de pautas que envolvem as comunidades locais, resgatar a cultura e inserir os jovens no meio do debate político para que não sejam alienados pelas grandes mídias.
  • Alemberg Quindins, pesquisador, músico, empreendedor social, escritor, artista plástico autodidata e criador da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri em 1992, na cidade de Nova Olinda (CE). É doutor honoris causa em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e possui título de notório saber em Cultura Popular pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Como consultor do Unicef, criou os programas de rádio de criança para criança em Angola e Moçambique. Quindins foi gerente de cultura do Serviço Social do Comércio (Sesc) Rio de Janeiro e atualmente é assessor de relações institucionais do Sesc Ceará. Atua como professor de cursos de pós-graduação e é investigador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio (CEAACP) da Universidade de Coimbra, em Portugal.

A mediação é da diretora cultural da ABPEducom Paola Prandini, cofundadora do negócio social AfroeducAÇÃO, e do associado Mauricio Virgulino, doutorando em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (USP), que também fazem a curadoria do ciclo de lives.

Para interagir com perguntas e comentários, acesse meet.jit.si/abpeducomlive do seu computador ou os aplicativos do Jitsi para Android e iOS. O evento será veiculado simultaneamente no canal da ABPEducom no YouTube e a gravação ficará disponível após a transmissão.

Serviço

Live ABPEducom: Educomunicação nos territórios

Data: 25 de agosto (terça-feira)

Horário: 17h

Transmissão pelo Jitsi: meet.jit.si/abpeducomlive ou apps para Android e iOS

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]