Em sua mais nova edição, a Revista Logos, da UERJ, traz um conjunto de artigos sobre o rádio comunitário, livre e alternativo. O dossiê (V. 24, N. 1 – 2017) denomina-se RÁDIO NAS BORDAS: CARTOGRAFIAS DA RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA, LIVRE E ALTERNATIVA e foi organizado pelos professores Marcelo Kischinhevsky e Sonia Virgínia.

O dossiê trabalha com questões relacionadas ao desenvolvimento de politicas publica em comunicação, à sustentabilidade, à comunicação comunitária, abordando panoramas sobre algumas práticas radiofônicas em países como Argentina, Brasil e México. Entre os artigos, destaca-se o texto de Ismar Capistrano com uma reflexão a respeito das tecnicidades dos usos sociais dos meios a partir de Jesús Martín-Barbero. A leitura deste e dos demais artigos é recomendada pela proximidade da prática educomunicativa com o universo representado pelas rádios comunitárias e alternativas bem como com a web rádio no Brasil.

Revista Logos

A Revista Logos foi criada em 1990 para oferecer um espaço de difusão da produção acadêmico-científica na área de Comunicação no país. Desde 2007, tornou-se inteiramente online e recebeu um e-ISSN, mantendo a periodicidade semestral. Seu objetivo editorial é colaborar com a consolidação da produção científica na área de Comunicação e tem Qualis B1.

Os Organizadores

Sonia Virgínia é jornalista, professora da Uerj, doutora em ciências da comunicação pela ECA-USP e presidente da Intercom (2002/2005).  –
Marcelo Kischinhevsky é coordenador do Laboratório de Áudio (AudioLab) da (FCS/UERJ), tendo sido o vencedor da categoria grupo inovador do Prêmio Luiz Beltrão 2017 entregue na semana passada no evento Intercom realizado em Curitiba no Paraná.  Lembramos que o NCE/IUSP recebeu o mesmo prêmio em 2005.

Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)