Ao vencer um edital de empreendedorismo social, proposto pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo (USP), o Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) torna-se o quarto da Escola de Comunicações e Artes (ECA) a ingressar na área da educação midiática. O projeto contemplado tem como título “Alfabetização midiática e produção audiovisual na escola pública: ensinar crianças e jovens a interpretar e a produzir informação” e será coordenado pela professora Mônica Rodrigues Nunes.

O objetivo da iniciativa é capacitar alunos e professores para avaliarem as imagens que os rodeiam diariamente e também ensiná-los mais sobre produção audiovisual. Segundo Nunes, os membros de sua equipe pretendem criar uma Web TV, na qual serão postados os vídeos produzidos pelos participantes: “Ao final do curso, a gente espera que os alunos não só saibam produzir vídeos, mas que eles também saibam entender de que modo se dá a produção audiovisual. E a partir daí, sejam mais críticos em relação ao conteúdo que recebem”, comentou a coordenadora ao site da ECA.

O projeto terá como público beneficiado alunos do Ensino Fundamental II de escolas públicas, sendo desenvolvido inicialmente junto à Escola de Aplicação da USP, entre julho de 2019 e julho de 2021. Para Nunes, a presença de docentes da USP, especialmente da ECA e da Faculdade de Educação, é um dos fatores que potencializa o esperado sucesso da iniciativa.

Educação Midiática na ECA

Os outros três departamentos da ECA já envolvidos com o tema são: o Departamento de Comunicações e Artes (CCA), ao qual está associado o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE), fundado por Ismar Soares (presidente da ABPEducom) e hoje coordenado por Claudemir Viana (secretário executivo da ABPEducom); o Departamento de Biblioteconomia e Documentação (CBD), que abriga a Escola do Futuro, fundada por Frederic Litto e hoje coordenada por Brasilina Passarelli; e o Departamento de Rádio, Televisão e Cinema (CTR), ao qual se associa a Cátedra de Alfabetização Midiática e Informacional para o Diálogo Intercultural, criada por Dora Morão e hoje coordenada por Esther Hamburguer.

No caso do NCE, a Educação Midiática é trabalhada sob a perspectiva da Educomunicação, sistematizada pelo Núcleo após pesquisa concluída em 1999. Já as propostas dos outros departamentos, inclusive a do CJE, seguem as diretrizes da Unesco para o âmbito da Alfabetização Midiática e Informacional.

Imagem: Freepik

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