No mês de junho, será lançado um painel multissetorial de checagem de informações e de combate às fake news, envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF), veículos de comunicação, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e entidades de classes de magistrados. O anúncio foi feito no evento “Fake News – Desafios para o Judiciário”, promovido na sexta-feira (24/05) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). As informações são da agência Folhapress.

Ao anunciar a iniciativa, o presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, esclareceu: “Estaremos trabalhando com o objetivo de alertar os leitores e os internautas sobre os perigos do compartilhamento de informações duvidosas, além de orientar sobre como checar a veracidade das notícias que recebem”.

Falando em nome da mídia, o diretor de Redação da Folha de S.Paulo, Sérgio Dávila, comentou o momento vivido pelo jornalismo profissional diante das notícias falsas: “A tarefa precípua do jornalismo é separar as news das fake news e publicar as news. A diferença agora é que as fake news encontraram nas redes sociais um acelerador de partículas que as torna quase irresistíveis”.

Judiciário, mídia e Educação Midiática

A articulação entre o Poder Judiciário e a mídia ocorre depois de manifestações de ambas as partes sobre a importância da Educação Midiática. Em 2014, por exemplo, o Ministério da Justiça publicou um volume específico sobre o tema da Educação para a Mídia. O presidente da ABPEducom, Ismar Soares, foi autor de um dos capítulos da publicação.

Já a mídia tem protagonizado atividades voltadas para o campo da mídia-educação, como o congresso promovido pelo jornal Gazeta do Povo e pelo Instituto GRPCOM, ligado ao Grupo Paranaense de Comunicação, em março deste ano. Soares ministrou a palestra de abertura do evento.

Foto: Filipo Tardim/Wikimedia Commons

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]