Defendido pelo presidente eleito, o ensino a distância (EaD) cada vez mais se expande e se consolida no ensino superior brasileiro, e a perspectiva é de que cresça ainda mais. Desde novembro, já pode ser adotado parcialmente no ensino médio, etapa obrigatória do ciclo de educação básica do ensino.

As novas diretrizes curriculares para o ensino médio, aprovadas em novembro, limitaram o uso do EaD em até 30% da carga horária para os cursos noturnos; 20% para os diurnos e até 80% para os de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para adotar a prática, os Estados, responsáveis pela formação dos currículos, precisam da aprovação dos conselhos locais, o que pode ocorrer já em 2019.

A reportagem é de Vanessa Fajardo, publicada pela BBC Brasil em 17/12/2018. Leia a matéria completa no portal IHU, da Unisinos, com links para temas específicos.

Posição do curso de Educomunicação da USP

A Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP dispõe de duas disciplinas sobre o tema da EaD. O fato indica que o curso destinado à formação de especialistas em Educomunicação reconhece a importância da educação a distância, desde que atenda especificamente às necessidades dos educandos e não se estabeleça como uma opção que beneficie exclusivamente o mercado da educação. A licenciatura está atenta às recentes pesquisas — como os exames PISA — que mostram a dificuldade dos alunos de ensino fundamental em lidar com a linguagem escrita, especialmente os textos complexos que associam gráficos e imagens. Para estes alunos, a presença do professor e atividades presenciais são fundamentais.

Foto: Startup Stock Photos

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]