Adilson Citelli, prof. titular da ECA-USP e coordenador do Grupo de Estudos Mediações Educomunicativas (MECOM), foi premiado pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) com o certificado “Maturidade Acadêmica 2018”, no Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação. A lista dos vencedores foi divulgada na última segunda-feira, dia 25, no site oficial da Intercom.

O prêmio “Maturidade Acadêmica” é concedido ao conjunto da obra de um pesquisador sênior que tenha obtido reconhecimento nacional e internacional. É a segunda vez que Citelli é premiado pela Intercom: em 2016, venceu o “Troféu José Marques de Melo”, que destaca um pesquisador sênior de referência na região em que ocorre o congresso nacional.

Professor do Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP, Adilson Citelli realiza há anos pesquisas na interface comunicação e educação, área na qual produziu inúmeros livros e artigos. Ele também colaborou na implantação de projetos educomunicativos, sendo um dos criadores da Licenciatura em Educomunicação (ECA-USP). O trabalho mais recente é “Comunicação e Educação: os desafios da aceleração social do tempo”, livro da coleção ‘Educomunicação’, editado pela Paulinas.

Veja também: programa Aula Pública com Adilson Citelli – por que vivemos em um mundo tão acelerado?

Para Citelli, o prêmio da Intercom foi concedido a um pesquisador envolvido há anos nos estudos concernentes às interfaces da comunicação e da educação, o que significa que “a nossa área de trabalho, a educomunicação, avança um pouco mais no reconhecimento público, afinal se trata de um movimento metonímico, haja vista que junto com o agraciado destaca-se, ao mesmo tempo, o seu próprio âmbito acadêmico de atuação”, disse.

“O prêmio de maturidade acadêmica, malgrado conferido a pesquisador individual, em meu caso, explicita um histórico marcado por permanentes interlocuções e diálogos com inúmeros colegas docentes e um sem número de discentes. A constante troca de ideias, projetos de pesquisa, debates em congressos, seminários, grupos de trabalho, formaram o cenário no interior do qual foi possível construir um percurso com algum significado sob a ótica acadêmica. Neste aspecto, a distinção em tela esclarece o reconhecimento de que a chamada maturidade só pode ser constituída considerando a pluralidade da vozes, as relações mais ou menos tensivas em torno de ideias e perspectivas frente à educação, à produção científicas, aos andamentos da vida, às trocas de afetos. O prêmio que a mim foi outorgado e que honrosamente recebo, é, portanto, a decorrência de tantos envolvimentos pessoais, políticos e profissionais, cuja história as trago como marcas indissociáveis”, afirma Adilson Citelli.

Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)