No último dia 22/06/2018, a Pró-Reitoria de Pesquisa e a Agência USP de Inovação anunciaram os cinco professores que receberão o recém-criado Prêmio USP Trajetória pela Inovação. Além do professor Ismar, outros quatro professores foram premiados, a saber: Glaucius Oliva (IFSC), Roberto Postali Parra (ESALQ), Kazuo Nishimoto (Poli) e Marcelo Britto Passos Amato (FMUSP).

O prêmio tem como objetivo reconhecer e valorizar as ações dos professores da Universidade que se destacaram, ao longo de suas atividades acadêmicas, na produção de inovações científicas, tecnológicas ou culturais, contribuindo assim para a excelência do resultado institucional e para o desenvolvimento socioeconômico do País. 

Um total 43 nomes haviam sido encaminhados à Pró-Reitoria pelas diferentes unidades da USP, em setembro de 2017. A indicação do CCA, propondo o nome do Prof. Ismar foi aprovada pela Congregação da ECA que reconheceu o trabalho inovador do professor, ao sistematizar o conceito da educomunicação e promover a prática em todo o país, convertendo-a em política pública.

Inovação em âmbito internacional

Na justificativa do prêmio, afirma texto do Jornal da USP, edição de …

Inovando na pesquisa, na docência e na extensão cultural, o Prof. Ismar Soares vem impactando positivamente a sociedade de forma a ter suas ideias e propostas incididas em políticas públicas implementadas em várias regiões do País. Ainda no campo da inovação, sob a coordenação do professor, o Conselho de Comunicação Social do Senado promoveu evento em que representantes da Unesco podem conhecer práticas e pesquisas em educomunicação ao ouvir pesquisadores de universidades, professores e alunos de projetos promovidos por escolas públicas e privadas. No momento está à frente de um movimento para a formação de uma rede de educomunicação internacional, iniciando-se pelo território latino-americano.

Mais informações sobre o prêmio e os professores que o receberão em cerimônia, na Reitoria da USP, podem ser encontradas em: 

https://jornal.usp.br/ universidade/comunidade-usp/ usp-entregara-a-seus- professores-premio-trajetoria- pela-inovacao/

 

Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)

2 respostas a “Prof. Ismar Soares, presidente da ABPEducom, ganha “Prêmio USP Trajetória pela Inovação””

  • Como testemunha familiar desta trajetória, fico muito feliz em saber do reconhecimento da comunidade acadêmica do relevante trabalho desenvolvido pelo Professor Ismar Soares ao longo de sua carreira acadêmica.

Os comentários estão desativados.