O Núcleo Regional da ABPEducom em Santa Catarina e o grupo de pesquisa Educom Floripa, ligado à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizam de agosto a novembro uma formação em Educomunicação para professores do Ensino Fundamental da rede municipal de Florianópolis. As oficinas abordam assuntos relativos à comunicação e interatividade, guiadas pela mediação tecnológica e pedagógica nas escolas, e são realizadas online via Google Meet e integradas ao Google Sala de Aula.

Cada formação foi elaborada a partir da premissa de que os docentes são também comunicadores, já que a educação só é possível por meio da comunicação. Tal concepção faz parte do referencial global da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), elaborado pela Unesco.

As aulas passam pela produção de vídeos, animações em stop motion e conteúdos online; reflexão sobre o potencial pedagógico do rádio e de podcasts; combate à desinformação; e gerenciamento de projetos. Entre os formadores, estão João Ricardo Cararo Lazaro, Rafael Gué Martini, Mariana Roncale Martins e Isabela Rosa, associados do núcleo catarinense.

Além dos encontros, os inscritos têm acesso a materiais prévios e acompanhamento posterior, a fim de responder possíveis dúvidas acerca das aulas. Os participantes continuarão tendo acesso aos vídeos das oficinas e aos espaços virtuais de desenvolvimento de planos e projetos mesmo após o fim da formação.

Educomunicação em Florianópolis

Na capital catarinense, a Educomunicação está em evidência entre os educadores. Em 2018, Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom, encerrou o Congresso da Educação Básica (COEB) com uma palestra sobre os pontos de convergência entre a Educomunicação e as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Já em 2019, o professor Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo e criador do Programa Agência de Notícias Imprensa Jovem, esteve presente em um encontro promovido pelo Núcleo Regional da ABPEducom em Santa Catarina, junto à SME de Florianópolis e ao Laboratório de Educação Linguagem e Arte (Lela), vinculado à Udesc. 

O evento resultou na realização de oficinas do programa de extensão Educom.Cine, promovido pela Udesc, com alunos de uma escola municipal, que também puderam colocar a mão na massa em outros dois eventos promovidos pela rede: o TechDay e o Encontro de Grêmios, nos quais foram responsáveis pela cobertura em vídeo. A cidade recebeu Carlos Lima novamente em 2020, quando o educomunicador levou reflexões sobre a abordagem educomunicativa na educação básica para os professores da rede municipal.

Encontros como estes e o trabalho conjunto com a SME de Florianópolis possibilitaram a elaboração de uma proposta de formação continuada. Focadas no desenvolvimento de projetos educomunicativos na rede municipal, as oficinas visam potencializar as múltiplas inteligências dos alunos e as diversas possibilidades de expressão oferecidas por meios como rádio, vídeo, animação e contação de histórias.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]