No dia 22 de outubro (quinta-feira), as sócias da ABPEducom Rosane Rosa, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Vânia Beatriz Vasconcelos, pesquisadora da Embrapa Rondônia, participam como painelistas do webinário “Educomunicação Socioambiental: alternativas para cidades sustentáveis”. O evento acontece a partir das 10h (horário de Brasília), no YouTube, como parte do Circuito Urbano 2020, iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Completam a mesa o painelista Elias Djive, professor nos cursos de Comunicação na Escola Superior de Jornalismo de Moçambique (ESJ), e a moderadora Felismina Silva, de Guiné-Bissau, pós-graduanda em Educação Ambiental na UFSM.

A covid-19 tem mostrado, pela “pedagogia da dor”, a necessidade urgente de mudança de comportamento das comunidades em relação ao meio ambiente. Nesse panorama e no cenário pós-covid, a educação e conscientização das gerações presente e futura possuem um valor indiscutível no processo de mudança de atitude, criando alternativas aos problemas trazidos pelo estilo de vida urbana. Assim, esse webinário, destinado a educomunicadores, professores, educadores sociais e jovens do Brasil e da África lusófona, abordará conceitos, princípios e práticas da Educomunicação Socioambiental em comunidades e nas cidades.

O Circuito Urbano foi criado pelo escritório do ONU-Habitat no Brasil em 2018 para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano, mês que se inicia com o Dia Mundial do Habitat (primeira segunda-feira do mês; este ano, dia 5) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (dia 31). A iniciativa também busca apoiar institucionalmente e dar visibilidade a eventos organizados por diversos atores.

Em 2020, a 3ª edição do Circuito Urbano será realizada de forma totalmente virtual. Para aproveitar as vantagens da modalidade online e aprofundar o intercâmbio de experiências e conhecimentos, esta edição será realizada em parceria com os escritórios do ONU-Habitat em países africanos de língua oficial portuguesa, tendo como tema “Cidades Pós-Covid-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona”.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]