Uma palestra do Prof. Ismar Soares sobre Educomunicação, ocorrida no início da noite do dia 24 de agosto, deu início a uma aproximação entre a ABPEducom e o Instituto Vladmir Herzog.

A modalidade usada foi uma transmissão, através da plataforma do YouTube, por meio da qual o público que assistiu pode interagir via chat. A transmissão ocorreu a partir do próprio Instituto, sediado na Av. Faria Lima, 1853, e contou com a mediação de Neide Nogueira, coordenadora do Projeto Respeitar é Preciso!, num trabalho de educação em direitos humanos mantido junto à rede municipal de educação de São Paulo.

Ao fim da conversa, que durou uma hora e vinte minutos, o vídeo passou a ficar permanentemente disponível no portal do Instituto, acessível – juntamente com os oito encontros que o precederam – no endereço <http://respeitarepreciso.org.br/encontros-tematicos/>

Respeitar é Preciso!

Os Encontros Temáticos compõem um conjunto de ações que são realizadas pelo Instituto Vladimir Herzog, por meio do Convênio estabelecido com a Secretaria Municipal de Educação – SME, que tem como objeto a formação dos membros das Comissões de Mediação de Conflitos através do Projeto Respeitar é Preciso!.

O evento é divulgado por e-mail para os membros das Comissões de Mediação de Conflitos das Unidades Educacionais que participam dos Encontros Formativos nas Diretoriais Regionais de Educação e do Grupo de Pesquisa, Formação e Intervenção Social – G70, formado pelo Grupos de Mediação de Conflitos das DREs.

O que se exige dos professores participantes é que tenham uma conta/canal ativo no YouTube, para participar do bate-papo!

Paulo Freire e Imprensa Jovem

Ao longo de sua conversa com os docentes e gestores da rede municipal, o Prof. Ismar lembrou a figura de Paulo Freire, ex-Secretário da Rede Municipal de Ensino e autor do livro Extensão ou Comunicação, onde afirma que a educação deve ser essencialmente dialógica. Lembrou, igualmente, a experiência implementada pelo NCE/USP junto a 455 escolas municipais, entre 2001 e 2004, denominada Educom.rádio, voltada essencialmente para valorizar os processos de escuta e de fala, nos ecossistemas comunicativos escolares, num processo de valorização do direito humano à palavra.

Lembrou o professor que entre as heranças culturais do Educom.rádio, valorizadas pelas sucessivas administrações municipais, encontra-se o projeto Imprensa Jovem, hoje presente através de 750 projetos em unidades educativas quer de ensino infantil, quer do fundamental, garantindo um espaço de diálogo e expressão, necessário ao fortalecimento do respeito mútuo, no espaço escolar.

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