O Prof. Joadir Foresti, do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Jornalismo, da Escola de Educação e Tecnologia e Comunicação  da UCB anuncia a chegada do livro  EDUCOMUNICAÇÃO – Sua imagem está na tela: origem, trajetória e produções da educomunicação na Universidade Católica de Brasília, fruto do trabalho do grupo de pesquisa que coordena. O lançamento ocorrerá no dia 30 de agosto. O livro, com 270 páginas, tem o apoio da FAPDF – Fundação de Apoio e Pesquisa do DF e está disponível no site na editora CRV, de Curitiba, bem como em sua versão e-book. O trabalho contou, igualmente, com a articulação de Janete Cardoso. A coletânea incluiu uma contribuição do Prof. Ismar, com o artigo: “Educomunicação: do paradigma à mobilização”.

Sobre a obra EDUCOMUNICAÇÃO – Sua imagem está na tela

A obra reúne uma trajetória significativa de pesquisas e intervenções nos últimos oito anos, a partir da Educomunicação no Distrito Federal.  Na apresentação do livro, Ismar Soares, destaca a importância da obra para o momento de efervescência do país nas questões de educação e a importância de tornar a educomunicação como elemento mobilizador. O livro apresenta as principais reflexões e práticas realizadas pelos pesquisadores na conexão entre o ensino a extensão e a pesquisa. Estabelece conexão com os diversos saberes. Sistematiza algumas formas de superação do bulliyng, analisa os impactos da convergência digital, busca verificar como se deu o uso das tecnologias sob o olhar da cultura midiática nos espaços de licenciaturas, apresenta ainda, a imagem como elementos essencial na construção da cultura de aprendizagem e, propõe uma aproximação significativa com estudos de acessibilidade e educomunicação.

Para os autores, a obra se torna uma oportunidade para tornar o conhecimento mais acessível e trazer com ela novos atores sociais que se engajarem nas transformações necessárias para a capital e para a nação brasileira. Se a sua imagem está na tela, é por que muitas pessoas estão lhe vendo e esperam atitudes produtivas, éticas e transformadoras, por meio de iniciativas criativas, inovadoras e sustentáveis.

 Referência bibliográfica:

J. A. FORESTI & J. CARDOSO DOS SANTOS (ORGs), EDUCOMUNICAÇÃO – Sua imagem está na tela: origem, trajetória e produções da educomunicação na Universidade Católica de Brasília, Curitiba, PR: CRV.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]