O projeto “Melhorar a capacidade da mídia em Uzbequistão para servir ao interesse público”, desenvolvido pelo escritório da Unesco em Tashkent, com apoio do governo do Reino Unido, publicou o manual educativo Media and Information Literacy in Journalism, voltado para jornalistas e professores da área, de distribuição gratuita e online em quatro idiomas: caracalpaque, inglês, russo e uzbeque. 

As três primeiras partes do manual incluem teoria, exercícios e estudos de caso. Por fim, a obra apresenta atividades práticas que visam garantir que o material foi compreendido. Os temas desenvolvidos são o da desinformação, da estrutura conceitual para a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), de sua importância para a sociedade e dos princípios e do papel da AMI na educação em jornalismo. 

Além disso, o manual explora tópicos como a ética na internet, os Direitos Humanos, o trabalho com fontes, as habilidades jornalísticas na coleta e no processamento de informações, as maneiras de verificar e fornecer informações confiáveis, além da identificação das fake news.

A publicação é mais uma iniciativa da Unesco com o objetivo de auxiliar profissionais, professores e, em especial, estudantes de jornalismo no enfrentamento da desinformação por meio de um material educativo. Em 2019, a organização disponibilizou o manual “Jornalismo, fake news e desinformação: um manual para educação e treinamento em jornalismo”, originado do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (IPDC, na sigla em inglês), que abriga, em um dos seus eixos de atuação, a linha de trabalho “Iniciativa Global para Excelência em Educação em Jornalismo”.