Entre os dias 26 e 30 de outubro, o evento Semana da Mídia na Escola terá educadores, estudantes e profissionais envolvidos com atividades em torno do compartilhamento de práticas que abordam criação e produção de conteúdo com mídias nas instituições de ensino. A iniciativa é do professor Marcio Gonçalves, que desenvolveu o projeto dentro da Academia de Educadores do programa Google For Education no Brasil. Ao longo de cinco dias, haverá programação com lives no Instagram, oficinas no Google Sala de Aula e entrevistas no YouTube.

A Semana da Mídia na Escola inspira-se em eventos similares que acontecem na Suíça e na França. Outras inspirações são a Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional, o Arduino Day, o Dia Mundial da Criatividade, o Scratch Day e o Dia da Internet Segura. O objetivo é envolver escolas públicas e privadas, dos Ensinos Infantil, Fundamental ou Médio, na promoção de atividades acadêmicas voltadas à comunicação e às mídias em geral. 

O tema central da edição de 2020 é “Mídias na Base Nacional Comum Curricular”. A BNCC trata do campo jornalístico-midiático, que prevê uma série de habilidades relacionados a serem desenvolvidas junto aos estudantes, e de competências ligadas às tecnologias digitais de informação e comunicação e à argumentação com base em informações confiáveis. As escolas têm até o fim de 2020 para se adaptar a essas novas diretrizes curriculares.

As ações da Semana da Mídia na Escola tratam das mídias impressas, eletrônicas e digitais, como rádio, jornal, revista, televisão, fotografia, cinema e internet. Além disso, discussões em sala, debates virtuais, oficinas, seminários e workshops são sugeridos para tratar de diversos temas, como publicidade, jornalismo, fake news, mídias sociais, juventude, cyberbullying, discurso de ódio, internet do futuro, inteligência artificial e realidade aumentada. 

Escolas, professores e profissionais interessados em aderir devem preencher o formulário online. Mais informações estão disponíveis no site do projeto ou pelo e-mail projetos@aulasemparedes.com.br.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]