Quem andar pela Escola Estadual Manoel Cavalcanti Proença, em Cuiabá (MT), vai se deparar com mensagens de acolhida feitas pelos profissionais da educação da unidade escolar nesta volta às aulas. Com o objetivo de registrar frases de boas-vindas aos estudantes, professores e funcionários registraram em cartazes mensagens desejando um bom ano letivo e externaram a alegria de ter as crianças e adolescentes de volta à escola. A prática ocorreu após a Educomunicação ter sido apresentada durante formação docente pela coordenadora do Núcleo Regional da ABPEducom em Mato Grosso, Marcela Brito.

Entre frases como “Sejam bem-vindos/as!” ou “Que bom ter você de volta!”, registrou-se o sentimento de acolhimento à comunidade escolar que ficou quase dois anos sem frequentar o espaço educacional. Tendo como base material elaborado pela Secretaria de Educação de Mato Grosso, a gestão da escola mobilizou todos os envolvidos nas atividades propostas durante a formação e propôs a realização da ação educomunicativa de fazer das paredes do prédio um espaço para expressar os sentimentos e comunicar as emoções.

O tema da Educomunicação fez parte da semana de formação dos docentes que se prepararam para retomada das aulas em 2022 e foi introduzido por Brito, que é a coordenadora pedagógica da instituição. “A formação dos professores foi uma grande oportunidade de refletirmos as práticas pedagógicas e apresentar a Educomunicação proporcionou mobilizar para mais ações futuras, para elaboração de projetos e a criação de um ecossistema comunicativo”, avalia.

A prática de fixar os recados nas paredes da escola fez parte da preparação para a acolhida da comunidade escolar que, desde o ano de 2020, não utilizava o espaço físico da unidade, devido à pandemia de covid-19. A confecção e colagem dos cartazes foi realizada por todos que trabalham na instituição. A Escola Estadual Manoel Cavalcanti Proença atende estudantes do Ensino Fundamental, com turmas do segundo ao nono ano, nos períodos matutino e vespertino.

 

Imagem: Divulgação

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]