A ABPEducom dá continuidade na próxima segunda-feira, 29 de agosto, ao Ciclo de Debates “Educomunicação, Democracia e Eleições”. A segunda live terá como tema “Práticas pedagógicas educomunicativas contra a desinformação eleitoral”. O evento integra as ações do Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF), realizadas em parceria com a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCd). A transmissão ocorrerá simultaneamente pelos canais no YouTube da ABPEducom e STF e pela TV Justiça. Haverá interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Sob mediação da jornalista Vanessa Vantine, associada integrante do Núcleo Regional da ABPEducom do Vale do Paraíba, o debate tem o propósito de levar proposições para o desenvolvimento de projetos que incentivem a leitura crítica das mídias, e, por sua vez, o combate à desinformação nos contextos educacionais – um dos caminhos para promover, desde a Educação Básica, uma sociedade mais conectada ao universo informacional. O encontro contará com a presença dos educomunicadores e associados Bruno Ferreira, Marcela Brito e Suéller Costa, que, além de jornalistas, atuam no universo educacional com a gestão de projetos educomunicativos.

Bruno Ferreira é assessor pedagógico do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta; formador de professores do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; e vice-presidente da Viração Educomunicação. Em sua apresentação, destacará os protocolos para a leitura crítica da informação.

Suéller Costa atua na interface: na área da comunicação, como produtora de conteúdos voltados ao segmento educacional; e na educação, como professora da Educação Básica e formadora em cursos livres, de extensão e universitários. Além da gestão de projetos educomunicativos, dentre eles o EducomCast, English Club, Educom Patrimonial e o Educom Alto Tietê (parceiro na realização do ciclo de debates), do qual é idealizadora. Integra a ABPEducom Vale do Paraíba e, em sua fala, abordará a produção midiática no espaço educativo como forma de incentivar o consumo e a produção de conteúdo com responsabilidade e compromisso.

Marcela Britto é professora de Língua Portuguesa pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso e, atualmente, coordenadora pedagógica na Escola Estadual Manoel Cavalcanti Proença, de Ensino Fundamental, em Cuiabá (MT). É jornalista, mestre em Ensino e doutoranda em Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Também é coordenadora do Núcleo Regional da ABPEducom de Mato Grosso e pesquisadora nas áreas de Educação, Educomunicação, Ensino, Comunicação e Cultura. Britto trará para o debate inspirações para o contexto do ensino formal, destacando os desafios de atuar com ações educomunicativas com os estudantes e o corpo docente e a importância de mobilizar a juventude escolar a debater a realidade criticamente e combater a desinformação.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]