O Memórias em Rede, do Instituto Devir Educom, inicia formação de professores e coordenadores pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola municipal José Bonifácio, em Santos (SP). A iniciativa é realizada desde 2018 com alunos de unidades municipais de ensino da cidade. O projeto leva o jornalismo para o chão da escola, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atuando com estudantes na função de repórteres que tecem e ressignificam suas histórias afetivas e a de cidadãos comuns na relação direta e indireta com a cidade e seus mais distintos lugares.

A formação no “Círculo Memórias em Rede” contempla, nesta primeira etapa, professores do Ensino Fundamental I e II da EJA, em oficinas formativas na perspectiva da Educomunicação. Serão seis encontros on-line nos meses de maio e junho, ministrados a partir de 26 de maio pelos gestores e educomunicadores do Devir Educom.

Estão contemplados temas como a Metodologia dos Círculos, criada pelo Instituto; a Tecnologia Social da Memória e o trabalho com histórias de vida no ensino; o jornalismo na escola e a educação midiática para a cidadania. Também participam coordenadores pedagógicos e professores de escolas que já integravam o projeto.

Essa fase envolve a capacitação de educadores, com vistas à futura implementação do Memórias em Rede junto aos estudantes da EJA da José Bonifácio, explica uma das gestoras do Devir Educom, a educomunicadora e associada da ABPEducom Ivone Rocha. “O projeto compreende oficinas à comunidade escolar, contribuindo com a docência no contexto da educação dos novos tempos. Que a partir deles, o projeto ecoe de modo significativo na sala de aula e em toda a escola, junto aos demais agentes”.

Para a também sócia da ABPEducom, educomunicadora e gestora do Instituto, Andressa Luzirão, “o Memórias em Rede é um guarda-chuva de possibilidades para a promoção da educação integral dos estudantes, considerando o território, seja ele o geográfico e o midiático, e a cidade toda como currículo de aprendizado”, completa. Na equipe de educomunicadores do Instituto, também está o cientista social e sociólogo Carlos Alexandre Guimarães.

Metodologia

Conduzido pela Metodologia dos Círculos, criada pelo Instituto Devir Educom sob a ótica freiriana, o Memórias em Rede trabalha nas perspectivas do Eu, da Família, da Escola e do Território (EFET), visando um aprendizado significativo e contextualizado com a realidade dos estudantes, de modo que sejam protagonistas na construção coletiva do conhecimento e que desenvolvam e/ou fortaleçam o senso de pertencimento por onde vivem e estudam.

Para isso, o projeto utiliza-se de recursos da Comunicação e da tecnologia como canais de expressão e exercício de cidadania em diferentes linguagens, desenvolvendo consciência crítica e responsabilidade social nos alunos quanto ao uso e ao consumo responsável das distintas plataformas de mídia, entendendo-as como partes da cultura contemporânea.

O projeto começou a ser desenvolvido no segundo semestre de 2018 nas escolas municipais Mário de Almeida Alcântara e Avelino da Paz Vieira, ambas localizadas na região central de Santos. Contemplou cerca de 30 estudantes do Ensino Fundamental II com oficinas de memória social e jornalismo, abrangendo suas diferentes linguagens, como fotografia, vídeo, jornal e rádio.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]