Peter Tabichi, um franciscano do Quênia, foi o ganhador do Prêmio Global Teacher, concedido no último domingo, 24 de março, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, pela Fundação Varkey. Entre os dez finalistas, estava também a professora da rede municipal de educação de São Paulo, Debora Garofalo.

O que aproxima os dois ganhadores da quarta edição do Global Teacher é o envolvimento de ambos em escolas públicas, com projetos que ajudam seus alunos a analisar a realidade em que vivem e a aplicar-se colaborativamente em obter soluções para os problemas que enfrentam em seu cotidiano.

Tabichi (foto em destaque) é um homem de entusiasmo, fé e pragmatismo, segundo reportagem do IHU On-Line. O frei preparou e acompanhou seus alunos à Feira de Ciências e Engenharia 2018 no Quênia, onde as meninas e meninos exibiram um dispositivo projetado por eles para permitir que pessoas cegas e surdas possam medir objetos.

A reportagem explica que, dia após dia, entre didática e diálogo, Peter ensinou às crianças elementos da matemática, vinculando emoções e memória, culinária e química, incutindo paixão e pressionando os jovens a darem o máximo de si, até transformar a escola na primeira, em nível nacional, entre os institutos públicos. A equipe do professor também se qualificou para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia Intel 2019, nos Estados Unidos, para a qual está atualmente se preparando.

Já Garofalo (foto acima), a professora de São Paulo, ajuda a transformar lixo em robôs, na periferia da cidade. Na aula que ministrou diante dos juízes do certame, em Dubai, a docente justificou sua opção pela robótica e pela tecnologia. Ela explicou que a “cultura maker”, pela qual o velho “faça você mesmo” se transforma em “faça antes e reflita depois”, leva os alunos a aprender fazendo, errando, repetindo e acertando: “A criança tem que ser trazida para o centro do processo de aprendizagem. Que ela se torne protagonista. E a escola só faz sentido se a criança vivenciar esse protagonismo”, explicou a professora à reportagem do G1.

O projeto de Garofalo também foi um dos sete vencedores do programa Desafio Aprendizagem Criativa Brasil (DAC) em 2019, juntamente com uma iniciativa educomunicativa: o Imprensa Jovem, também da Secretaria Municipal de São Paulo, representado pelo professor Carlos Lima. As práticas serão apresentadas ao MIT Media Lab, vinculado ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA.

Saiba mais: Imprensa Jovem no MIT Media Lab: Educom ganha reconhecimento internacional em 2019

Imagens: Divulgação

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