Desde 2012, o projeto Rádio Onda Jovem vem animando os estudantes da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, no bairro litorâneo de Armação do Pântano do Sul, Ilha de Santa Catarina. O modelo lembra com muita proximidade o trabalho implementado pelas escolas da rede municipal de São Paulo envolvidas, desde 2001, em práticas educomunicativas, a partir de formação oferecida elo NCE/USP.

É o que descreve a Profa.  Nildes Macêdo Lage, em entrevista ao Presidente da ABPEducom, Prof. Ismar Soares, quando detalha: “Trata-se de atividade desenvolvida em laboratório, com equipamentos de cor­te e edição (portáteis e em computadores equipados com software gratuito de código aberto), amplificador e caixas acústicas. Envolve, na produção dos progra­mas, diretamente, vinte adolescentes e pré-adolescentes, substituídos a cada ano, a que se acrescentam alunos de outras turmas, conforme o interesse deles ou dos professores”.

Além dos programas radiofônicos, vem sendo produzidos, ultimamente, edições em vídeos: “São cente­nas, gravados ou ao vivo, contendo entrevistas; notícias; debates e comentários sobre ciên­cias e artes; reportagens sobre temas de interesse juvenil, da comunidade (com­portamento, meio ambiente, cultura local), da cidade e do país – por exemplo, em épocas de eleições ou disputa esportivas que motivam os jovens” – explica a docente.

Planejamento coletivo e inclusão

É importante assinalar que a produção é totalmente realizada pelos estudantes, que planeijam, pesquisam, roteirizam, organizam os contatos, entrevistam, fazem a locução e a edição. O resultado é veiculado nos intervalos de recreio e pela Internet, com repercussão no entorno da escola.

Assegura Nildes que “os objetivos didáticos são amplos: domínio da expressão escrita e oral; pla­nejamento do discurso, coerência e concisão; desenvolvimento da capacidade de ouvir e entender as falas de outros e se submeter ao juízo da coletividade, entre outras capacitações”.

É essencial lembrar que entre os estudantes, frequentemente encontram-se alunos especiais por vá­rios motivos, do autismo à paralisia facial: “É nesses casos – dos de baixo aproveitamento e dos em situação especial – que os resultados são mais visíveis, promissores, até emocionantes: não só os descobrimos, são eles que se descobrem e, na dinâmica de grupo, constroem rela­ções afetivas que alavancam seu progresso”, conclui a Profa Nildes Macêdo.

A docente

Com formação graduada em Letras e Comunicação Social e mestrado em Linguística, Nildes Macêdo Lage foi professora de Língua Portuguesa na rede pública de ensino básico do município e estado do Rio de Janeiro desde a década de 1970, exercendo, desde 1993, a mesma função na rede pública de Florianópolis.

Acesso à programação:

Cem programas são acessíveis em https://www.radiotube.org.br/meuperfil-3050

Outras informações em https://radioescolaondajovem.wordpress.com/

Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)

Um comentário em “Prática educomunicativa em SC transforma escola em centro de produção midiática”

  • Parabéns !! Sou Orientadora Educacional da EBM Luiz Cândido da Luz. Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Norte da Ilha. Estou como Articuladora do Grêmio Estudantil e envolvimento com a Rádio Escola. Temos interesse no trabalho com esses objetivo . E também temos o Projeto Jornada Integral que vai trabalhar na perspectiva Educomunicacao.
    .

Os comentários estão desativados.