Desenvolvida pela pesquisadora e associada da ABPEducom Vânia Beatriz Vasconcelos, a prática educomunicativa de produção de videoclipes ambientais foi certificada pelo Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social no dia 14 de julho, na categoria Educação para o Futuro, junto a outros 59 projetos.

A iniciativa passa a fazer parte da Rede Transforma, que conta com mais de 600 iniciativas, todas elas analisadas e reconhecidas pela premiação, que ocorre a cada dois anos desde 2001 e busca identificar e condecorar soluções já implementadas que sejam capazes de promover impacto social positivo em diversas áreas, como alimentação, saúde e educação.

A prática de Vasconcelos promove a interação entre o discurso ambiental de músicas da Amazônia com a percepção ambiental de alunos, professores e educadores participantes das oficinas ministradas pela pesquisadora, que atua na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Rondônia. Os videoclipes produzidos têm sido divulgados em mostras de vídeos e difundidos para uso em atividades educativas formais e em comunidades rurais. 

Curso de práticas educomunicativas socioambientais

Vasconcelos também acaba de ministrar o curso “Práticas Educomunicativas Socioambientais aplicadas à promoção do Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”. O objetivo foi capacitar os participantes para o uso de práticas educomunicativas no processo de produção de informação e divulgação de pesquisas. Como trabalho final da formação, os alunos produziram um vídeo sobre o manejo do tambaqui na Reserva Extrativista (Resex) do Médio Juruá, em Carauari (AM), colaborando para a promoção do desenvolvimento sustentável do bioma Amazônia.

O curso é uma realização conjunta da Embrapa Rondônia e Embrapa Amazônia Ocidental, em parceria com o Instituto Juruá, que desenvolve pesquisas científicas na região. Realizado na modalidade remota, ocorreu no período de 18 de junho a 9 de julho com 21 participantes representantes de comunidades e organizações sociais da Resex e quatro profissionais de biologia e de comunicação social que atuam no Instituto Juruá. Foram quatro módulos semanais, que abordaram assuntos como Educomunicação, podcasts, conteúdos para redes sociais e construção de narrativas audiovisuais para a produção de videoclipes com temática ambiental.

Devido a dificuldades de acesso à internet por parte de alguns participantes, o curso foi gravado e editado no formato de videoaula, disponível para os que não puderam participar ao vivo. O evento fez parte das atividades do “Projeto Amazocom – Interação, intercâmbio, construção de conhecimento e comunicação nos projetos do Fundo Amazônia”, parte do Projeto Integrado para a Produção e Manejo Sustentável do Bioma Amazônia (PIAmz), coordenado pela Embrapa.

Foto em destaque: Vânia Beatriz Vasconcelos em oficina com alunos da Escola Murilo Braga em Porto Velho (RO), em 2018. (Créditos: Carmem Andrade)

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