Desde 2004, a Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Planetapontocom atua no desenvolvimento da educação pública brasileira. Além da realização de formação docente em mídia e educação, a instituição também oferece material de apoio educacional e a Revistapontocom, publicação que tem como foco a mídiaeducação. 

Educação interdimensional, mídiaeducação e pensamento sistêmico são os três pilares que apoiam as ações da organização, que é associada institucional da ABPEducom. O primeiro pilar está relacionado a uma proposta pedagógica que contempla, além da formação racional, os sentimentos, a espiritualidade e a corporeidade. Já a mídiaeducação se traduz em um trabalho educativo sobre os meios, com os meios e através dos meios. Por fim, um olhar total para a complexidade social, sem fragmentá-la, é a proposta do pensamento sistêmico. 

Revistapontocom

Lançada em 2008, a Revistapontocom busca informar e propor reflexões sobre as questões atuais nas áreas de Educação, Midiaeducação, Educomunicação, Cultura Digital e Meio Ambiente. Com o intuito de ser um espaço interativo, é direcionada a educadores, professores, gestores escolares, profissionais de mídia, pesquisadores, estudantes e demais interessados. 

Em cada conteúdo, a revista busca abordar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas desenvolvidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030, dentre elas: educação de qualidade e redução de desigualdades.

No Dia da Educação, 28 de abril, o site da revista publicou artigos sobre a data. Já no canal do YouTube, a presidente e idealizadora da organização, Silvana Gontijo, realizou uma live com José Brito, gerente do Canal Futura, como forma de divulgação do movimento #Nem1PraTras, mobilização do canal e da Fundação Roberto Marinho em prol de uma educação de qualidade para todos. 

É possível se inscrever na newsletter semanal da revista, por meio do formulário disponível no menu lateral direito do site.

Produtos educacionais

Ao longo dos anos de trabalho, a Planetapontocom desenvolveu diversos produtos educacionais em diferentes formatos. Em entrevista à ABPEducom por ocasião do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, a presidente Silvana Gontijo contou que um dos principais trabalhos da organização foi a produção dessas publicações, fruto de pesquisas e metodologia empenhadas no trabalho da instituição.

Um dos destaques, o projeto de narrativa transmídia “A Turma do Planeta”, serve como conteúdo para práticas pedagógicas. 

Projeto “O rio do Rio”

Em 2019, o Rio Carioca passou a ser o primeiro curso d’água urbano a se tornar patrimônio cultural. Isso graças ao movimento “O Rio do Rio”, do Planetapontocom, que realizou o pedido quatro anos antes. O projeto foi criado com o objetivo de recuperar o Rio Carioca, com a participação de crianças e jovens. 

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]