O curso de extensão universitária “Educação Midiática – do conceito à prática”, oferecido pela Faculdade Paulus de Comunicação e Tecnologia, em formato remoto, abordará princípios e formas de implementação de estratégias de mídias em contextos educacionais, formais e não formais. “Vamos refletir sobre a intencionalidade dos processos educativos e como as mídias podem favorecer a aprendizagem e a participação ativa de estudantes nesses contextos”, esclarece Bruno Ferreira, professor do curso e associado da ABPEducom.

O conceito de Educomunicação, suas áreas de intervenção e sua relação com Educação Midiática são um tópico do curso, de duração de 4 semanas e total de 12 horas de carga horária. Outros temas abordados serão: mídias e sua relação com a aprendizagem; Alfabetização Midiática e Informacional; jornalismo na educação, desinformação e a lógica dos algoritmos; checagem e curadoria de informações; concepção e avaliação de projetos de educação midiática.

O curso será desenvolvido aos sábados, de 8 a 29 de maio de 2021, das 9h às 12h, no formato remoto. Universitários ou profissionais de educação e de comunicação de todo o Brasil podem se inscrever.

O ministrante, Bruno Ferreira, é jornalista, especialista em Educomunicação e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Trabalhou como docente de Comunicação e Desenvolvimento Social no Senac São Paulo, como gestor de comunicação e editor de produtos midiáticos na Viração Educomunicação e como consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil. Atualmente, é formador de professores em Educomunicação e Educação Digital e Tecnológica, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, além de autor e facilitador do Programa de Certificação EducaMídia, do Instituto Palavra Aberta.

As inscrições podem ser feitas pelo site da FAPCOM.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]