Com o tema “Comunicação, interculturalidade e espiritualidade para a transformação social”, o sexto Congresso Latino-americano e Caribenho de Comunicação (VI Comlac) será realizado na Cidade do Panamá (Panamá), em 2022, entre os meses de maio e junho. Segundo o coordenador geral do Congresso, Alejandro Caro, do Chile, a data definitiva e a modalidade (remota ou presencial) ainda serão definidas. A Universidade Santa María La Antigua (Usma) sediará o evento.

Organizado desde 2001, o Comlac é uma iniciativa da Signis ALC (Associação Católica Latino-americana e Caribenha de Comunicação) e tem como objetivo ser um espaço de atualização profissional, reflexão, troca e aprofundamento de questões relacionadas aos desafios da comunicação na sociedade atual. O Congresso também tem como propósito compartilhar estudos, pesquisas e análises sobre a relação entre interculturalidade e comunicação, incluindo a temática da Educomunicação, como suporte do debate e do diálogo para a transformação social e cultural na América Latina e no Caribe.

O evento é voltado para comunicadores, estudantes, pesquisadores e profissionais de comunicação, ativistas sociais e qualquer pessoa interessada nos temas de comunicação. Segundo os organizadores, o Comlac é uma construção coletiva de saberes entre profissionais, docentes, pesquisadores, estudantes, meios de comunicação, instituições públicas, organizações sociais e agentes de pastoral. 

Discussões preparatórias para o VI Comlac 

Com objetivo de debater o tema central da sexta edição, diversas palestras online estão sendo realizadas. A liveO paradigma da Educomunicação frente aos desafios da América Latina e do Caribe: do discurso à prática”, realizada em 18 de março de 2021, contou com a presença do professor Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom, ao lado de José Manuel Pérez Tornero, jornalista e professor da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), na Espanha, e de María Teresa Quiroz, professora da Universidade de Lima, no Peru

Outras palestras estão sendo programadas com especialistas de diferentes áreas.

Eixos temáticos e apresentações de papers

As mesas do Congresso se organizam em eixos temáticos, entre eles, Educomunicação, novas plataformas digitais, cultura digital, meios de comunicação e cultura, interculturalidade, inclusão e valorização da diversidade cultural. Também há  temas como espiritualidade, a relação entre religião e meio ambiente, migração e mulheres, igualdade e discriminação, valorização da diversidade cultural, entre outros. Durante dois dias, serão apresentados trabalhos que abordam estes assuntos.

Serviço

VI Congresso Latino-americano e Caribenho de Comunicação

Data: 2022 (a ser definida)

Informações: site do evento

Realização: Signis ALC

Imagem: site Comlac / Divulgação

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]