O time executivo do Painel Brasileiro para o Futuro do Oceano (PainelMar) e o comitê formado por membros dos times de pesquisa-ação do Programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB), estiveram em Brasília para atividades de advocacy e incidência política. A agenda contou com visitas aos órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário com o intuito de levar pautas costeiras e marinhas consideradas prioritárias, tais como Educomunicação Socioambiental, política internacional, redes de aprendizagem e mandato coletivo, pesca sustentável e planejamento espacial marinho.

A representante Patricia Zimmermann, associada da ABPEducom e doutoranda em Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), destacou como ponto alto das ações, que ocorreram em abril, as visitas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). 

No MCTI, a reunião foi com a coordenadora-geral de Oceano, Antártica e Geociências do Departamento de Ciências da Natureza da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF/MCTI), Karen Silverwood-Cope, que apresentou, entre outros, o Programa Ciência do Mar. A presença de membros de comunidades tradicionais na reunião colocou em pauta a maior participação da sociedade civil nos processos orientados pelo departamento. Também foi ressaltado que a forte atuação dos times de pesquisa-ação do HOB configuram uma boa oportunidade para a difusão das ações do SEPEF/MCTI nas temáticas educomunicativas em várias regiões do país.

Já no MMA, o objetivo foi o alinhamento do Time de Educomunicação do PainelMar com o Projeto Político Pedagógico da Zona Costeira e Marinha do Brasil (PPPZCM), que faz a gestão de processos educativos com foco na sustentabilidade e na conservação da biodiversidade. Nessa perspectiva, o Ministério também mantém o Sistema MonitoraEA Nacional, dedicado ao monitoramento e à avaliação de políticas públicas de Educação Ambiental em todo o país. A ideia é a formação de uma parceria entre a plataforma e o Time de Educomunicação do PainelMar, possibilitando a ampliação do mapeamento das atividades de Educomunicação Socioambiental desenvolvidas em território brasileiro.

A visita do PainelMar e do Programa HOB a Brasília permitiu o compartilhamento de informações e o planejamento de colaborações futuras com os representantes das instâncias do governo. A agenda buscou, especialmente, facilitar o desenvolvimento de uma política pública focada nas necessidades sociais e ambientais da zona costeira e marinha do Brasil, destacando o papel estruturante da Educomunicação nas ações do Painel. 

A equipe de comunicação do HOB publicou uma playlist de vídeos sobre os três dias de incidência no canal do PainelMar no YouTube. Também foi produzida uma relatoria colaborativa detalhada sobre o evento, que está disponível no site do PainelMar.

 

Imagem: Divulgação/PainelMar

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]