O Núcleo Regional Sul da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e o Programa de Extensão Mão na Mídia (UFSM/FW) realizaram o lançamento do e-book “Educomunicação para Democracia e Cidadania”, publicado pela Editora Edebe. A obra reúne os principais debates realizados durante o IV Educom Sul, evento realizado pelo Núcleo Regional Sul em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria e a Rede Salesiana Brasil, em 2022. A organização do livro é das pesquisadoras, associadas da ABPEducom, Cláudia Herte de Moraes, Ir. Marcia Koffermann e Vera Raddatz. No lançamento, estará presente também a coordenadora do Núcleo Regional Sul da ABPEducom, professora Rosane Rosa. 

Na apresentação da obra, as organizadoras destacam o contexto complexo e de digitalização, bem como as desigualdades sociais persistentes, que são desafios para a construção da dignidade da pessoa. “Assim, a comunicação e a educação emergem como elementos essenciais para a promoção da educomunicação, que visa a novas práticas comunicativas, centradas no diálogo, participação e, acima de tudo, no respeito ao Direito à Comunicação como parte integrante dos ideais da cidadania.”

O e-book, concebido durante a organização do IV Educom Sul, reúne artigos dos painelistas e colaborações de associados da ABPEducom. Vários profissionais e pesquisadores envolvidos, com destaque para o professor Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom e autor convidado, e ao professor Claudemir Viana, prefaciador do livro. A obra, dividida em duas partes, apresenta na primeira as entrevistas especiais com Alexandre Le Voci Sayad, Gabriel Kaplún e Sátira Machado, seguidas por nove capítulos que correspondem aos textos dos palestrantes do IV Educom Sul e pesquisadores convidados. 

Colaboram nos capítulos: Anderson Vinicius Romanini, Araciele Ketzer, Bruno de Oliveira Ferreira, Claudemir Viana, Cláudia Herte de Moraes, Daniel da Silva Machado Ribeiro, Débora Gallas Steigleder, Décio Forni, Ismar de Oliveira Soares, Janaina Soares Gallo, Marcia Koffermann, Rosane Rosa e Vera Lucia Spacil Raddatz.

O livro é um convite à discussão contínua sobre o papel da educomunicação na construção de uma sociedade mais justa, igualitária, democrática e cidadã. A publicação tem licença aberta e distribuição gratuita pela Editora Edebe.  Para ter acesso ao e-book, clique aqui

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]