O projeto de extensão Coalizão Paraná pela Década do Oceano, uma rede colaborativa entre Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Instituto Federal do Paraná (IFPR), abre vagas de trabalho para profissionais formados com atuação em comunicação, marketing, extensão e educomunicação, em ciência oceânica, com bolsa CNPq de R$3.900,00. O processo seletivo acontece por meio de edital e as inscrições terminam no próximo dia 22 de janeiro.

Leia aqui o edital

A rede tem por objetivo fortalecer estratégias de divulgação, comunicação e integração entre grupos, comunidades e instituições que contribuem na disseminação do conhecimento no âmbito da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. O projeto integra ações de pesquisa, educação e extensão direcionadas para a comunidade acadêmica, crianças e jovens de escolas litorâneas, sociedade em geral, tomadores de decisão e proponentes de políticas públicas (poder legislativo e executivo).

Sobre a vaga para profissional em educomunicação

Deve ser profissional de nível superior na área de Licenciatura em Educomunicação, com, no mínimo, dois anos de efetiva experiência comprovada em oficinas, produção e aplicação de material educativo, atuação em divulgação científica e inclusão socioambiental, atividades educomunicativas, projetos de extensão, desenvolvimento e/ou transferência de tecnologia. Além disso, deve ter:

  • Experiência no planejamento estratégico, de conteúdo, metodologias ativas de aprendizagem e execução de oficinas e atividades educomunicativas para diferentes públicos, com foco em comunidades escolares e sociedade em geral;
  • Ter boa capacidade de comunicação e habilidades interpessoais para dialogar e se relacionar com diferentes atores sociais, comunidades tradicionais, comunidade escolar, sociedade em geral, gestores, entre outros;
  • Ser proativo(a), dinâmico(a), comunicativo(a) e ter habilidade para trabalhar em equipe interdisciplinar;
  • Desejável experiência ou conhecimento sobre design instrucional em práticas educomunicativas;
  • Desejável experiência, conhecimento ou domínio da aplicação de tecnologias da informação e comunicação para a educação;
  • Desejável experiência em elaboração e implementação de projetos socioambientais e pedagógicos;]
  • Disponibilidade para iniciar as atividades no projeto tão logo seja convocado.

O(a) candidato(a) deve obrigatoriamente não possuir nenhum vínculo empregatício ou ser beneficiário(a) de outra bolsa ou auxílio. A bolsa no valor de R$3.900,00 tem duração de oito meses podendo ser prolongada dependendo das necessidades do projeto.

O(a) profissional selecionado(a) poderá executar parte das suas atividades em formato híbrido, com encontros semanais presenciais no litoral do Paraná e/ou em Curitiba. A equipe terá como base o Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CEM-UFPR), no balneário de Pontal do Sul, município de Pontal do Paraná. O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá ter disponibilidade para deslocamentos agendados para atividades em Curitiba e nas regiões abrangidas pelo projeto no litoral do Paraná, tais como municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná, incluindo as ilhas do Mel, Peças e Superagui.

Para saber mais sobre a vaga e suas atribuições, clique aqui

Inscrições

Os(as) interessados(as) deverão realizar a inscrição online por meio do preenchimento do formulário disponível no LINK no até a próxima segunda-feira, 22 de janeiro. No preenchimento do formulário, o(a) candidato(a) deverá anexar uma carta de apresentação que deve ser enviada em arquivo PDF nomeado como “Apresentação_Nome do candidato” no próprio formulário de inscrição. Além disso, deverá anexar o currículo lattes, com os documentos comprobatórios, o qual deve ser enviado em arquivo PDF nomeado como “CV_Nome do candidato”. O(a) candidato(a) deve anexar portfólio das atividades realizadas, conforme indicação da vaga, em arquivo PDF nomeado como “Portfolio_Nome do candidato”.

Além da carta de apresentação, currículo e portfólio, devem ser enviadas duas cartas de recomendação com data atualizada (2022/2023) diretamente para o e-mail decadaoceanopr@gmail.com, constando no “assunto” o título “Carta_Nome do candidato”. As inscrições serão avaliadas por Comissão de Seleção, formada pela coordenação e comitê gestor do projeto.

O resultado final será divulgado até o dia 31/01/2024 nas mídias sociais da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano (@decadaoceanopr), do Laboratório de Ecologia e Conservação/UFPR (@lecufpr) e por meio de contato via e-mail. Em caso de dúvidas, entrar em contato através do e-mail: decadaoceanopr@gmail.com

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]