Em sua nona edição, o Encontro Brasileiro de Educomunicação (IX Educom), que aconteceu entre os dias 14 e 16 de novembro de 2022, foi realizado com o objetivo de enriquecer o debate sobre a relação entre a práxis educomunicativa, os Direitos Humanos e o meio ambiente. O evento, promovido pela ABPEducom e pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP)  foi realizado em parceria com o curso de Comunicação Social com ênfase em Educomunicação da UFCG e o Instituto Palavra Aberta, e foi realizado no formato híbrido, com atividades virtuais e presenciais. Tomado como um marco na história da ABPEducom, o evento contou com a submissão e participação de aproximadamente 500 pessoas de 19 estados brasileiros diferentes.

Levando em consideração a relevância dos debates apresentados no evento, a ABPEducom, em conjunto aos organizadores parceiros do IX Educom, lança o e-book “Educomunicação e Educaçao Midiatica nas Práticas Sociais e Tecnológicas pelos Direitos Humanos e Direitos da Terra”, que apresenta ao leitor uma amostragem significativa dos debates promovidos durante os três dias de evento. A obra socializa para os interessados no tema um total de 65 trabalhos submetidos à comissão organizadora, esses criteriosamente aprovados e selecionados para a publicação.

Clique aqui para baixar o E-book completo

Para os professores doutores Ismar de Oliveira Soares, Claudemir Edson Viana e Lígia Beatriz Carvalho de Almeida, membros do Comitê Editorial da publicação,  “a  expectativa é a de que a leitura destes artigos possa contribuir para uma maior mobilização, especialmente das novas gerações, em torno da defesa de um direito-mãe: o direito da Terra em continuar sendo a ‘casa comum’ de todos os humanos. A meta é a de que, em tempos distópicos, a vulnerabilidade da vida humana na Terra deixe de ser preocupação de militantes ou mesmo de setores especializados, para converter-se em preocupação universal, envolvendo, particularmente – para que isso ocorra – nas gerações comprometidas – da infância ao mundo adulto – com o agir educomunicativo”.

Viana defende, ainda, que a publicação do e-book representa um desdobramento importante do IX Encontro Brasileiro de Educomunicação, reiterando a relevância dos debates que se deram no evento: “O tema articula questões importantes da nossa realidade contemporânea e do futuro sobre Direitos Humanos e Direitos na Terra, tomando as tecnologias e novas práticas como enfrentamento aos problemas sociais e ambientais que o planeta enfrenta, e, claro, a Educomunicação e a Educação Midiática a serviço desse enfrentamento que a humanidade precisa fazer, à luz de princípios e valores humanistas,  com o diálogo e a democracia como balizas de nossas vidas. O e-book traz muitos conhecimentos, muitas experiências, diversas e múltiplas formas de ser e estar no mundo e neste contexto da cibercultura”, destaca.

O e-book pode ser baixado gratuitamente clicando aqui e, em breve, será disponibilizado no portal de publicações da ABPEducom.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]