ABPEducom se pronuncia sobre aprimoramento da governança da Internet, no Brasil
Em decorrência da consulta pública aberta recentemente pelo Comitê Gestor da Internet (CGI) para receber propostas de reestruturação do próprio […]
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Na próxima sexta-feira (10), o “Educom Floripa” (com o apoio e parceria de diversas instâncias ) realiza o VII Colóquio […]
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O livro “Comunicação e Educação: Os desafios da aceleração social do tempo”, organizado por Adilson Citelli, Coleção Educomunicação, Paulinas Editora, […]
O Encontro Brasileiro de Educomunicação, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de novembro de 2022, chegou à sua nona edição buscando enriquecer o debate sobre a relação da práxis educomunicativa com os Direitos Humanos e o meio ambiente. Dando continuidade a uma série de eventos promovidos sob a liderança da ABPEducom e do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP), ao longo das duas últimas décadas, no ano de 2022 a edição trouxe a novidade de ser realizado pela primeira vez no nordeste brasileiro, tendo como sede a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento foi realizado em parceria com o curso de Comunicação Social com ênfase em Educomunicação da UFCG e o Instituto Palavra Aberta, e foi promovido no formato híbrido, com atividades virtuais e presenciais com transmissão online.
A organização do IX Educom comemorou o desempenho do encontro e avaliou a sua execução como positiva e satisfatória. Mesmo com a intensidade de trabalho para realizar um evento online com atividades simultâneas, tudo o que foi proposto no planejamento foi realizado, isso graças ao envolvimento da equipe técnica formada pela diretoria da ABPEducom além de professores e alunos dos cursos de Educomunicação da UFCG e da Universidade de São Paulo (USP), que fizeram parte de uma equipe de mais de 40 monitores para dar suporte técnico a cada uma das 31 atividades.
Além disso, uma parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) garantiu a participação de uma equipe de tradutores de linguagem de sinais que traduziram ao vivo a cerimônias de abertura e de encerramento, as mesas-redondas 4 e 6 e o fórum 5, totalizando quase dez horas de transmissão.
> Assista às transmissões do IX Educom
As seis mesas-redondas e os quatro fóruns trouxeram discussões sobre os desafios socioambientais e comunicacionais contemporâneos, incluindo o consumo consciente de informação (aprender a identificar desinformação e fake news, por exemplo) e mobilização social por meio da expressão cultural. Já os 18 grupos de trabalho focaram seus debates nas apresentações de artigos e pesquisas que trafegam dentro das áreas de intervenção da Educomunicação.
Para Claudemir Viana, um dos organizadores do encontro, muitos desafios foram enfrentados para a realização do IX Educom. “Houve muita imprevisibilidade em razão da pandemia e da adesão de participantes, mesmo assim chegamos a um desenho de evento híbrido que pela primeira vez foi adotado para um evento de Educomunicação”, disse o coordenador do NCE/USP. “Também foi a primeira vez que a ABPEducom e o NCE se uniram com a Universidade Federal de Campina Grande”, completou.
Disponíveis relatórios sobre o IX Encontro Brasileiro de Educomunicação
Estão disponíveis os relatórios sobre o IX Encontro Brasileiro de Educomunicação – Práticas Sociais e Tecnológicas pelos Direitos Humanos e Direitos da Terra, realizado de 14 a 16 de novembro de 2022, na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, em Campina Grande, na Paraíba.
O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Educomunicação – ABPEducom em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo – NCE/USP, Instituto Palavra Aberta e com o curso de Comunicação Social – Educomunicação, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, e contou com a participação de mais de 340 pesquisadores, que participaram de Após quatro fóruns, seis mesas-redondas, um workshop e 18 grupos de trabalho (GTs).
Para acessar na íntegra o relatório final do IX Encontro Brasileiro de Educomunicação, basta clicar aqui. Já para conferir como se deu a programação detalhada do evento, acesse este link.
ESTATUTO DA ABPEDUCOM, SEÇÃO III – DA DIRETORIA, ARTIGOS 39 A 45
Artigo 39 – Compete ao Presidente:
I – representar a Associação em juízo e fora dele, ativa e passivamente;
II – convocar e presidir as reuniões da Diretoria e da Assembleia Geral, dando execução às resoluções votadas;
III – nomear, ouvida a Diretoria, os integrantes das comissões técnicas, grupos de trabalhos e dos grupos de interesses.
IV – realizar a comunicação institucional com o CCD, com apoio, se necessário, do Secretário Executivo e do Diretor de Comunicação;
V – fixar, ouvida a Diretoria, os princípios gerais da comunicação institucional interna e externa da Associação;
VI – estabelecer relações interinstitucionais com outras associações científicas, culturais ou afins, nacionais ou internacionais;
Artigo 40 – Compete ao Vice-Presidente:
I – substituir o Presidente em suas faltas e impedimentos sucedendo-o, em caso de vacância, até o término do mandato;
II – executar as atribuições e tarefas previstas no Regimento e as que lhe forem designadas pela Diretoria.
III – assessorar o CCD e a Assembleia Geral em suas atividades e deliberações, provendo-lhes, junto com o Secretário Executivo, condições adequadas de trabalho, quer em reuniões presenciais, quer em discussões online;
IV – coordenar o trabalho das Comissões Especiais de assessoramento da Diretoria e/ou do CCD, criadas em consonância com o artigo 37, inciso XII.
Artigo 41 – Compete ao Secretário de Finanças:
I – planejar e viabilizar o orçamento da Associação em função de suas necessidades materiais e operacionais;
II – planejar e implementar, em conjunto com o Secretário Executivo, mediante concordância da Diretoria e conhecimento do CCD, plano de expansão do quadro de associados e de captação de recursos previstos no inciso I, com estipulação de princípios e critérios compatíveis com o cumprimento das metas institucionais e objetivos programáticos da Associação;
III – propor à Diretoria parcerias institucionais que contribuam para a viabilização financeira dos eventos científicos e culturais da Associação;
IV – arrecadar e contabilizar as contribuições dos associados, auxílios, donativos e demais benefícios pecuniários ou financeiros permitidos por lei, mantendo ou fazendo manter atualizada a respectiva escrituração;
V – manter o caixa institucional em estabelecimento bancário credível, definindo, dentre as condições e serviços oferecidos pelo mesmo, opção de aplicação financeira que proteja o montante da desvalorização monetária;
VI – administrar a conta corrente da Associação, movimentando os seus recursos, em conjunto com o Secretário Executivo;
VII – assessorar a Diretoria, o CCD e a Assembleia Geral em questões orçamentárias, bancárias, financeiras e patrimoniais da Associação;
VIII – preservar, sob sua guarda e/ou responsabilidade, todos os documentos contábeis, bancários e financeiros da respectiva gestão e das pregressas;
IX – apresentar relatórios de receita e despesa sempre que solicitados pela Diretoria ou por qualquer associado em pleno gozo de direitos estatutários;
X – elaborar relatório financeiro anual e submetê-lo ao Conselho Fiscal, ao CCD e à Assembleia Geral.
Artigo 42 – Compete ao Secretário Executivo:
I – criar a instância físico-operacional da Secretaria Executiva.
II -coordenar, supervisionar e acompanhar a execução dos planos aprovados, avaliando os resultados e adotando as medidas para o seu rigoroso cumprimento, em conjunto com os respectivos Diretores;
III – formular o plano geral da Associação e propostas orçamentárias encaminhando-os para a aprovação da Diretoria;
IV – representar a Associação em eventos e reuniões, quando solicitado por escrito pela presidência em exercício;
V – manter atualizado o cadastro de associados;
VI – criar, em consonância com o Vice-Presidente, as condições operacionais para o cumprimento das tarefas próprias das Comissões Especiais de assessoramento da Diretoria e/ou do CCD.
VII – supervisionar a comunicação e a correspondência com os associados, com outras associações científicas e com a imprensa;
VIII – secretariar as reuniões da Diretoria, dos Conselhos e das Assembleias;
IX – conferir atribuições aos demais funcionários;
X – administrar a conta corrente da Associação, movimentando os seus recursos, em conjunto com o Secretário de Finanças;
XI – realizar outras atividades inerentes às funções da Secretaria Geral.
Artigo 43 – Compete ao Diretor Cultural:
I – planejar, em consonância com o Secretário Executivo, as atividades culturais anuais da Associação;
II – assessorar a Diretoria, o CCD e/ou a Assembleia Geral em discussões e decisões institucionais relativas a matérias de ordem cultural e artística;
III – auxiliar o Presidente na apreciação e/ou consecução de propostas pertinentes a ambos e aprovadas pela Diretoria, pelo CCD e/ou pela Assembleia Geral;
IV – supervisionar a programação cultural e artística dos eventos da Associação, auxiliando, em nome da Diretoria, a Comissão Organizadora local;
V – propor à Diretoria formas efetivas de captação de recursos e/ou parcerias institucionais que contribuam para a viabilização financeira dos eventos culturais da Associação;
VI – propor à Diretoria a realização de projetos culturais complementares aos eventos institucionais permanentes (curadorias, mostras, cursos intensivos ou de extensão, palestras, mesas-redondas, workshops etc.);
VII – propor ao Presidente e subsidiar, com apoio do Diretor de Comunicação, relações com entidades culturais ou afins, nacionais ou internacionais;
Artigo 44 – Compete ao Diretor de Assuntos Profissionais e Formação Continuada:
I – realizar estudos a respeito das condições de trabalho do Profissional da Educomunicação, visando fornecer elementos para a formulação de políticas de trabalho que atendam aos objetivos do profissional;
II – acompanhar o andamento do reconhecimento profissional da categoria, em ambientes de educação formal, não-formal e informal;
III – realizar estudos de interesse institucional junto aos órgãos governamentais, visando a implementação de políticas públicas que priorizem a Educomunicação;
IV – acompanhar as atividades didáticas dos cursos de formação e treinamento para ingresso na carreira e as questões relativas ao estágio, ensino e pesquisa, dentro das diretrizes que forem definidas pela Diretoria.
Artigo 45 – Compete ao Diretor de Comunicação:
I – assessorar a Diretoria, o CCD e/ou a Assembleia Geral em discussões e decisões em matéria comunicacional (jornalística, publicitária e/ou de relações públicas) de interesse da Associação;
II – estabelecer, junto com o Presidente o padrão editorial e os princípios gerais da comunicação institucional;
III – cuidar, em apoio ao Presidente e ao Secretário Executivo, da comunicação institucional externa, especialmente com a comunidade científica em geral, bem como com veículos de comunicação, órgãos de Estado, empresas, associações de classe, entidades do terceiro setor e Organizações Não-Governamentais;
IV – assessorar o Presidente na comunicação institucional com o CCD, bem como na divulgação interna de decisões executivas e de deliberações dos Conselhos e/ou da Assembleia Geral;
V – zelar pelo fluxo de comunicação entre os membros da Diretoria, do Conselho Fiscal e/ou do CCD, solvendo ou contribuindo para solver, imediatamente, junto com o Secretário Executivo, as dificuldades técnicas e/ou operacionais existentes;
VI – divulgar, em parceria com o Diretor de Assuntos Profissionais e Formação Continuada e com o Diretor Cultural, os eventos, projetos e publicações da Associação.
VII – gerenciar, no contexto do inciso anterior, as listas de discussão da Associação na Internet;
VIII – auxiliar a Comissão Organizadora dos eventos da Associação no que tange a matéria de sua competência, subsidiando, além disso, a comunicação de todos os membros da Diretoria com essa Comissão;
IX – cuidar, junto com o Secretário Executivo, da correspondência eletrônica e postal, bem como de outros procedimentos de comunicação;
X – planejar e realizar, junto com o Secretário Executivo, a divulgação, para os associados e para a comunidade científica em geral, de matérias ligadas ao campo de estudos da EDUCOMUNICAÇÃO e de interesse do desenvolvimento e consolidação da Associação no país;
A modalidade de pagamento recorrente estará aberta para adesão no mês de abril de cada ano.
Para mais informações, entre em contato com [email protected]
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Ao concluir o PIX, por favor enviar cópia do comprovante para o e-mail: [email protected]
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Ao concluir o PIX, por favor enviar cópia do comprovante para o e-mail: [email protected]
Dados bancários:
ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação
CNPJ: 17.089.587/0001-50
Banco do Brasil (001)
Agência: Agência: 7009-2
Conta corrente: 27891-2
Ao concluir a transferência, por favor enviar cópia do comprovante para o e-mail: [email protected]
Convergência de propósitos e robustez no resultado dos trabalhos articulados no Brasil e no mundo. Para quem atua com Educação Midiática, essas foram as principais constatações ao fim do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, que aconteceu entre os dias 12 e 14 de novembro de 2018, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
Mais de 700 pessoas se reuniram para participar de mais de 70 atividades: quatro mesas-redondas, 13 painéis, 39 grupos temáticos (GTs), quatro workshops, dez oficinas e diversas apresentações culturais. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP).
O evento contou com a presença de representantes de 18 estados – além do Distrito Federal – de todas as regiões brasileiras e de outros 12 países das Américas, África e Europa: Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Itália, México, Portugal e Venezuela.
As mesas-redondas reuniram 18 especialistas que relataram as experiências acadêmicas e sociais dos seus países e apontaram pontos em comum. Nos painéis, representantes de instituições educacionais e do terceiro setor, brasileiras e estrangeiras, apresentaram relatos práticos e debateram temáticas importantes para as áreas da Mídia-Educação e da Educomunicação.
As crianças e jovens que participam de projetos educomunicativos tiveram ainda um painel exclusivo em que puderam exercer seu protagonismo e relatar as suas vivências. Já a cobertura educomunicativa foi realizada por um “pool” de escolas das redes municipal e estadual, um colégio particular e duas instituições sociais.
Os GTs, por sua vez, propiciaram discussões entre pesquisadores de todo o país – e também do exterior – com base em quase 200 trabalhos apresentados. Completando a programação científica, workshops e oficinas atenderam ao público interessado em relatos de experiência e aspectos mais práticos da Educação Midiática. O evento contou, por fim, com uma rica programação cultural.
O II Congresso Internacional de Comunicação e Educação foi realizado conjuntamente com o VIII Encontro Brasileiro de Educomunicação e teve o patrocínio das Pró-Reitorias de Cultura e Extensão Universitária, de Pesquisa e de Graduação da USP, Instituto Palavra Aberta, Instituto Unibanco, Colégio Dante Alighieri, Capes, Fapesp e Paulinas Editora. O evento foi apoiado pela Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional (GAPMIL/Unesco), Viração Educomunicação, ECA/USP e curso de Licenciatura em Educomunicação da USP.
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Site oficial do evento
Notícias sobre o evento
Relatório final do evento
Relatório de comunicação do evento
Foi realizado nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2016 na ECA/USP, e fez parte do V Global MIL Week como GAPMIL Latin America and Caribbean Chapter: Brazilian Educommunication Meeting, ABPEducom. O evento internacional foi realizado pela UNESCO no mesmo período e local.
O tema foi Mídia e alfabetização midiática: novos paradigmas para o diálogo intercultural, e teve como objetivo apresentar ao público internacional as realizações brasileiras, na área da Educomunicação, de pesquisadores e profissionais em Educomunicação.
O evento contou a apresentação de 125 trabalhos em 36 debates temáticos garantindo, no V Global MIL Week, a participação das principais lideranças que, no Brasil, desenvolvem e pesquisam a media-educação e a Educomunicação.
O ponto alto deste evento foi o DT01 – Vozes da Infância e da Juventude: Experiências Educomunicativas em Alfabetização Midiática, Informacional que foi coordenado por Tatiana Garcia de Carvalho e Adriano Augusto Vieira Leonel da Licenciatura em Educomunicação ECA/USP, São Paulo. Com a participação de mais de 100 crianças que representaram os seguintes projetos e movimentos sociais – Rádio Cartola, Ensino Infantil, EMEI Angenor de Oliveira, DRE Campo Limpo, SME-SP; Educom.geraçãocidadã.2016 – CEU-EMEF Casa Blanca e Colégio Dante Alighieri, SP; Imprensa Jovem, Núcleo de Educomunicação da SME-SP; Idade Mídia – Ensino Médio Colégio Bandeirantes e MEL – Media Education Lab, SP; Revista Viração – Viração Educomunicação; e, RENAJOC – Rede Nacional de Adolescentes de Jovens Comunicadores.
Nesta edição foi realizada a II Reunião de Pesquisadores Latino-americanos com o tema Mobilização Latinoamericana pela Educomunicação. Público presente: 526 participantes
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http://www.viieducom.com/
https://www.abpeducom.org.br/2016/06/abpeducom-convoca-associado-inscrever.html
https://www.facebook.com/viieducom/
https://www.facebook.com/viieducom/?hc_ref=PAGES_TIMELINE
Foi realizado nos dias 10, 11 e 12 de junho de 2015, Nas dependências da FAMECOS-PUC/RS juntamente com o III Educomsul. O evento teve como tema Diversidade e Educomunicação: tecendo saberes e integrando práticas e foi uma parceria entre o NCE/USP, a ABPEducom, a UFSM e o NEABI-PUC/RS.
O tema geral do evento objetivou aprofundar a reflexão sobre as relações entre a prática educomunicativa e os diferentes modos de ser, pensar, viver, trabalhar e expressar-se, num mundo em mudanças. Devido ao caráter interdisciplinar da Educomunicação, o tema foi de vital importância para a legitimação do conceito, contribuindo para a definição de indicadores sobre a coerência entre teoria e prática.
Foram organizadas 4 mesas-redondas sendo uma delas internacional e contou com seis eixos temáticos para a apresentação 167 trabalhos: Educomunicação e desenvolvimento socioambiental; educomunicação gênero, raça/etnia, Educomunicação na educação midiática e informacional; Educomunicação, juventude e direitos humanos; Educomunicação, cidadania em rede e movimentos sociais; e, Educomunicação e educação integral nas políticas públicas. Ofereceu ainda, 5 oficinas.
Neste certame foi realizada a primeira reunião de Pesquisadores Latino-americanos em Educomunicação que gerou uma Carta de intenções para a formação de uma rede latinoamericana de pesquisa sobre Educomunicação. Público presente: 441 participantes
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http://6educom.blogspot.com.br/
https://www.abpeducom.org.br/2015/02/vi-encontro-brasileiro-de.html
https://www.abpeducom.org.br/2015/06/avaliacoes-sobre-o-vi-encontro.html
https://www.smore.com/xj8da-informativo-da-abpeducom
http://www.unisinos.br/fique-sabendo/escola-de-humanidades/pedagogia/vi-encontro-brasileiro-de-educomunicacao-iii-educomsul/
http://salaaberta.com.br/vi-encontro-brasileiro-de-educomunicacao-e-iii-educom-sul-acontecem-em-junho-em-porto-alegre-rs-2/
https://www.youtube.com/playlist?list=PLTsewzKq5XQTlxjQ5en2He-ECEevnpuWL
https://www.uniplaclages.edu.br/noticias_visualiza/4204-professora-do-mestrado-em-educacao-apresenta-trabalho-no-vi-encontro-brasileiro-de-educomunicacao-iii-educomsul
http://www.palavraaberta.org.br/centrodeestudos/?p=1335
Foi realizado nos dias 19, 20 e 21 de Setembro de 2013, na sede da FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, com o tema Educação midiática e políticas públicas, na perspectiva da Educomunicação e em pareceria do NCE/USP e da ABPEducom. O objetivo do evento foi reunir responsáveis por programas e por pesquisas na área, para uma reflexão sobre os caminhos percorridos e ainda a percorrer e discutir a contribuição da universidade, da sociedade civil e da própria juventude para os debates em torno da educação midiática.
O evento ofereceu aos participantes 17 atividades entre mesas-redondas e painéis abordando temas como A Educomunicação no espaço do Terceiro setor; Práticas educomunicativas; Educomunicação Diversidade e multiculturalismo; Produção Midiática com Jovens; O exercício do direito à expressão – Fundamento da Educomunicação; Educomunicação Midiática e Políticas Públicas; Educomunicação midiática na formação de professores; Educomunicação midiática no ensino infantil e básico; Educomunicação midiática e audiovisual; Educomunicação e Mídia Educação nas universidades brasileiras; Educomunicação socioambiental; Educomunicação, juventude e esfera pública; Educomunicação midiática, games para a cidadania; Cineclube educomunicativo; e ofereceu 4 oficinas sobre Práticas Educomunicativas. Os anais foram publicados em 2014.
Nesta edição participaram da cobertura Educomunicativa a Agência Jovem de Notícias, Viração Educomunicação, Programa nas Ondas do Rádio (SEMESP) e os jovens da Fundação Hélio Augusto de Sousa (FUNDHAS) de São José dos Campos-SP.
Público presente: 420 participantes.
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https://www.smore.com/y8pp-v-encontro-de-educomunica-o
http://salaaberta.com.br/v-encontro-brasileiro-de-educomunicacao-educacao-midiatica-e-politicas-publicas/
https://www.abpeducom.org.br/2014/08/anais-do-v-encontro-brasileiro-de.html
http://salaaberta.com.br/programacao-v-encontro-brasileiro-de-educomunicacao-educacao-midiatica-e-politicas-publicas/
http://www.cca.eca.usp.br/cca_noticia/1923
http://educomunicacao2013.blogspot.com.br/
http://revistapontocom.org.br/materias/v-encontro-brasileiro-de-educomunicacao
http://www.fapcom.edu.br/blog/comunicacao/v-encontro-brasileiro-educomunicacao-2.html
Foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro, de 2012, no Auditório da Editora Paulinas em São Paulo, numa pareceria entre o NCE/USP e a ABPEducom. Teve como tema Protagonismo Sem Fronteiras e seu objetivo foi a troca de experiências e informações sobre epistemologia e programas no campo da Educomunicação; a apresentação e discussão de resultados de pesquisas na área; e, a definição de políticas voltadas à articulação de ações conjuntas que beneficiem os profissionais, pesquisadores e estudantes envolvidos com a Educomunicação.
O evento abordou ainda as relações da Educomunicação com a gestão da comunicação em espaço públicos e privados; com as questões socioambientais; e com as questões de diversidade e etnias além da internacionalização do conceito em países da América Latina, como a Colômbia, e da África, com destaque para Burkina Fasso e Guiné Bissau. Público presente: 300 participantes.
Foi realizado nos dias 2 e 3 de dezembro de 2011, no auditório do Curso de Jornalismo da ECA/USP, teve como tema “Uma década de Educomunicação”, apresentando e discutindo a consolidação do conceito ao longo dos primeiros dez anos do século XXI.
O evento discutiu as diferentes experiências do período, no qual o Brasil assistiu à difusão do conceito de educomunicação por todo o país, motivando as autoridades a implementar políticas públicas a partir dos pressupostos da gestão participativa dos recursos da informação, como ocorreu no Ministério do Meio Ambiente através do Programa de Educomunicação Socioambiental, destinado a atender as populações residentes nas 320 áreas de preservação ambiental brasileiras.
Na rede municipal de ensino de São Paulo, onde os programas “Nas Ondas do Rádio” e “Imprensa Jovem” foram implementados nas 445 escolas do ensino fundamental formando 11 mil professores, alunos, gestores e membros das comunidades escolares entre 2001 e 2004; e, na criação de dois cursos superiores de Educomunicação: Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP e curso de Comunicação Social, com habilitação em Educomunicação na UFCG.
O evento contou ainda, com a presença de pesquisadores e educomunicadores da Argentina e do Peru, que abordaram a prática da educomunicação em seus respectivos países e foi estendido para todo o país através da Virada Educom, com o convite para que os educomunicadores dos mais diversos programas e projetos postassem suas produções nas redes sociais. Público presente: 150 participantes.
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http://www.cca.eca.usp.br/iii_encontro_educomunicacao
http://www.redemebox.com.br/index.php?option=com_community&view=events&task=viewevent&eventid=74&Itemid=33
http://www.redemebox.com.br/index.php?option=com_community&view=events&task=viewevent&eventid=74&Itemid=33
https://educomusp.wordpress.com/2011/12/02/eca-recebe-encontro-de-educomunicacao/
Foi realizado nos dias 23 e 24 agosto de 2010, no campus da ECA/USP, com o tema “Diálogo entre a sociedade civil e a universidade”. O evento foi o resultado de uma parceria entre o NCE/USP e a revista Comunicação & Educação editada pela Paulinas, e buscou reunir especialistas e pesquisadores que implementam procedimentos educomunicativos na área da mídia, do terceiro setor, da educação não formal e da educação formal para um diálogo com os docentes e pesquisadores do programa que instituiu a primeira Licenciatura em Educomunicação do país, o objetivo foi discutir o perfil do profissional a ser formado no curso. O evento reuniu representantes da UNESCO, de órgãos públicos, da mídia, do terceiro setor e do campo educacional. Público presente: 100 participantes.
Mais
http://www.usp.br/nce/?wcp=/novidades/informe,7,1299
http://culturamidiaeducacao.blogspot.com.br/2010/07/ii-encontro-brasileiro-de_30.html
http://www.cca.eca.usp.br/eventos/ii_encontro_brasileiro_educomunicacao
http://encontroeducomunicacao.blogspot.com.br/
Aconteceu no nos dias 08 e 09 de maio de 2007, no auditório do Jornal O Estado de São Paulo, na capital paulista, com o tema Educomunicação: experiências aplicadas e em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da USP, o Jornal da Tarde e o Comitê Gestor da Lei Educom, promovendo um debate sobre a intervenção da comunicação no campo da Educação, seja esta por meio de iniciativas da sociedade civil e políticas públicas que contemplam o uso dos meios de comunicação no contexto escolar e atuação da própria mídia no campo da Educação.
O evento reuniu membro de organizações da sociedade civil, jornalistas e representantes do poder público que atuam na área da Educomunicação que apresentaram ao público experiências bem sucedidas na área. Nesta primeira edição já houve a participação de mais de 50 alunos de escolas públicas da Capital que assumiram a função de repórteres, editores, pauteiros e realizaram uma cobertura jornalística do primeiro dia do Encontro Brasileiro de Educomunicação. Público presente: 200 participantes.
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JT/OESP Publicado no Site do Jornal da Tarde em 09/05/07
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/noticia.php?it=9304