No dia 28 de abril é celebrado o Dia da Educação. A data foi criada em 2000, durante o Fórum Mundial de Educação, realizado em Dakar, Senegal, quando ficou estabelecido o compromisso dos países signatários de levar Educação Básica para todos.

Para ressaltar a urgência de mobilizar a sociedade em prol da garantia do direito ao acesso à educação por todos os
brasileiros, a Fundação Roberto Marinho promove a mobilização #Nem1PraTras. No site da iniciativa, é possível acessar um guia com sugestões sobre como organizar atividades presenciais que tratem dos desafios da educação. A ABPEducom apoia esta mobilização.

A hashtag da ação é inspirada no lema “No one left behind”, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pelas Nações Unidas. Trata-se de uma mobilização mundial em prol da adoção de políticas nacionais integradas, sendo uma delas a Educação de Qualidade.

De acordo com o Censo Escolar 2018, as matrículas nas escolas públicas brasileiras vêm caindo desde 2014 e o maior motivo de preocupação é o Ensino Médio. Nos últimos cinco anos, foram menos 591 mil jovens matriculados, representando uma queda de 7%. Hoje, 900 mil jovens brasileiros, com idade entre 15 e 17 anos, estão fora da escola. Dos jovens com idade entre 15 e 29 anos, 35% só trabalham e não estudam e 23% não estudam nem trabalham, segundo a Pnad Contínua 2017, do IBGE.

Para mais informações, acesse www.diadaeducacao.org e acompanhe as hashtag #Nem1PraTras e #DiaDaEducacao nas redes sociais.

Com informações da Fundação Roberto Marinho

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]